Loki – O deus do fogo, da travessura e da trapaça na mitologia nórdica

Loki, um dos deuses da mitologia nórdica, é conhecido pelo conhecimento e inteligência ao ludibriar e inventar mentiras visando causa intrigas.

0

Loki é o deus da trapaça, da mentira e da traição. Visto como o “pai dos monstros”, Loki é o responsável pela criação de diferentes criaturas, tais como o lobo Fenrir e a serpente Jormungand. Ele também é o pai da deusa Hel, a rainha do submundo.

Diferente de Thor e Odin, cujos nomes possuem significados claros de trovão e furor, respectivamente, o nome Loki não o possui. Há algumas hipóteses etimológicas, tais como: lobo, fim aranha, ar (Loptr), chama (Logi) ou fogo (Lodurr). Essas fazem mais sentido ao fazer uma associação ao suposto “deus do fogo”.

Além do mais, a sua conexão com o Ragnarok e ao fato de ter como filho um lobo gigante.

Família de Loki

Loki é filho do gigante Farbanti (atacante cruel) e da gigante Laufey (cheia de folhas), e irmão de Helblindi e Býleistr. Em um ritual, Loki e Odin se cortaram e tiveram os seus sangues misturados. O ato, para os vikings, fez com que tivessem um laço de irmandade.

A esposa de Loki se chamava Sigyn, a vitoriosa namorada. A deusa teve com Loki dois filhos, Narfi e Vali. Contudo, os seus filhos mais conhecidos são decorrentes do caso que teve com a giganta Angrboda.

São eles, o lobo Fenrir, a serpente Jormungand e a deusa dos mortos, Hela. Outro filho seu é o cavalo de oito patas, o Sleipnir.

A representação de Loki

O deus nórdico do fogo, da trapaça e da travessura, pode assumir a forma que interessar, já que está associado a magia.

Tido como umas das figuras mais complexas da mitologia nórdica, as suas artimanhas de maldade e trapaça acabam, por fim, beneficiando os demais deuses. Mestiço entre deus e jotun, ele não é parte integrante dos Aesir, apesar de ali viver.

Os poderes de Loki

Considerado um deus com grande conhecimento e que usava a inteligência ao seu favor, Loki mentia e ludibriava, provocando intrigas.

Loki gostava de causar confusão entre os demais deuses, por meio das suas mentiras e do caos que elas acarretavam. Sagaz e estratégico, conquistou muitos objetos dos deuses, como é o caso da lança de Odin, o navio mágico de Freyr e os cabelos de ouro de Sif.

Contudo, nem sempre o deus era mau. Ele também possui papel importante na batalha travada entre os demais deuses, ao ser procurado pela inteligência e criatividade para enfrentar os problemas.

Loki no audiovisual

Loki tem ganhado destaque na mídia, especialmente mediante a aparição do personagem nos quadrinhos da Marvel.

loki hq

Neles, Loki é tido como um vilão que confronta com Thor, o seu irmão no universo.

No cinema, o deus nórdico também tem ganhado destaque, ao aparecer nos filmes Thor (2011) e Os Vingadores (2012).

loki

Veja mais sobre a mitologia nórdica:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.