O que é Autocracia?

Autocracia é a forma de governo que considera somente as decisões de um único líder.

0

Autocracia é uma forma de governo que se baseia nas convicções de uma só pessoa, detentora de um poder ilimitado.

Este termo foi usado pela primeira vez na Grécia Antiga para se referir aos generais que tomavam decisões sem precisar consultar a assembleia. Eles eram chamados de autocrator que traduzido, significa “por si próprio” e krátos, “governo”, “poder”.

Sendo assim, a autocracia é um governo auto-centrado, que centraliza todo o poder nas mãos de um só governante que não atende sugestões externas para a tomada de decisões. A autocracia é o oposto da democracia, em que o povo participa ativamente das decisões do Estado.

A figura do autocrata é diretamente relacionada ao poder.

Autocracia na prática

Geralmente, a autocracia é representada por ditaduras ou por monarquias absolutistas. Tanto o ditador quanto o monarca absolutista, concentram todo o poder em suas mãos.

Na ditadura, a autocracia é vista como a solução para a superação de conflitos sociais. A concentração do poder em uma figura política aliada à eliminação dos direitos civis, é vista como a única saída para proteger a sociedade de uma possível ameaça (imaginária ou real).

Durante os regimes totalitários europeus que vigoraram na primeira metade do século XX, os autocratas adotavam títulos que fortaleciam seu poder. Vejamos alguns exemplos:

Todos estes termos eram utilizados para se referir ao chefe que liderava a nação.

Já na monarquia absolutista, o poder do rei se mistura com o poder divino. Por ser considerado a materialização de Deus na terra, as ações do rei são justificadas pelo desígnio divino. Para os monarcas absolutistas, a vontade do rei é a vontade de Deus.

Sendo assim, em um governo autocrata, o povo não possui poder nas decisões do Estado que passa a ser gerido pelo próprio (autós) governo.

Neste modelo, é comum que o poder do líder político seja ilimitado e concentrado, que as informações sejam controladas e que haja limitação dos direitos civis e liberdades individuais.

Autocracia burguesa

Autocracia burguesa é um conceito criado pelo pesquisador Florestan Fernandes para se referir à estrutura social brasileira.

Para ele, o Brasil é um país que possui uma falsa democracia, pois apenas os interesses dos mais ricos (burguesia) são considerados a ponto de influenciarem a política do país.

Nesse sentido, a classe trabalhadora é colocada em segundo plano, tendo suas demandas desconsideradas. Além disso, a esta classe, cabe agir de acordo com os interesses da burguesia sob ameaças de represálias que envolvem retaliações e demissões.

Sendo assim, a burguesia é a real detentora do poder político no Brasil, tendo seus interesses defendidos em todos os âmbitos do Estado (legislativo, executivo e judiciário). Este fato impede que a democracia se efetive.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.