O que é bioluminescência?

Continue lendo para conhecer esse fenômeno que alguns animais apresentam!

0

A bioluminescência é o fenômeno que ocorre quando vemos alguns animais brilhando quando voam no escuro ou quando as praias ficam com a água iluminada. 

Existem animais que possuem a capacidade de emitir um sinal composto por luz fria e visível, e é essa capacidade que chamamos de bioluminescência.

Bioluminescência na praia
Bioluminescência na praia causada por animais marinhos.

Na maioria das vezes, a bioluminescência se relaciona com a defesa e a atração de parceiros para reprodução. Os vaga-lumes, alguns tipos de peixes, algumas algas, fungos e moluscos são exemplos de animais que possuem esse tipo de mecanismo.

A bioluminescência também está relacionada a camuflagem e ao lançamento de substâncias para afastar ataques de outros animais.

A luz que é emitida pelos animais bioluminescentes é gerada através da enzima luciferase. Essa enzima passa por uma reação exotérmica, oxida a luciferina, e a reação emite a luz que vemos.

Bioluminescência - Vagalume
Bioluminescência – Vaga-lume.

A luciferina pode ser de muitos tipos diferentes, esse é apenas o nome dado a todas as substâncias que podem originar bioluminescência nos animais.

Os animais que possuem bioluminescência podem emitir várias cores de luzes e a azul é a mais comum. A grande maioria desses animais são marinhos, onde o fenômeno fica conhecido como “luz do mar”.

Bioluminescência - Água-viva
Bioluminescência – Água-viva.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.