Alimentos de origem animal

Continue lendo para conhecer os alimentos provenientes dos animais!

Os alimentos de origem animal são aqueles que, direta ou indiretamente, são feitos de produtos animais. Além deles, existem também os alimentos de origem vegetal e mineral.

Esses alimentos que possuem origem animal precisam ser manipulados e consumidos de forma correta, pois eles podem ser vetores de algumas doenças.

Para evitar a contaminação pelo consumo de alimentos de origem animal, existem os órgãos sanitários que regulamentam, fiscalizam e autorizam a comercialização deles.

O prazo de validade dos alimentos de origem animal é menor do que outros tipos de alimentos, por isso eles são considerados alimentos perecíveis.

Confira alguns exemplos imagens de alimentos de origem animal.

Carnes

A carne pode ser proveniente de diversos animais diferentes, as mais comuns são de bovinos, suínos, aves e peixes. Esse é o alimento com maior quantidade de proteínas.

Pode ser dividida em carne vermelha ou carne branca. A carne vermelha é extraída, principalmente, de bovinos e possui proteínas, lipídios, ferro, sódio e potássio em sua composição.

A carne branca é proveniente de peixes e aves, possui menos lipídio, por isso, é considerada mais saudável. Além de proteínas, esse tipo de carne também é rica em ômega 3, ômega 6 e vitaminas.

Alimentos de origem animal - Carnes
Imagens de alimentos de origem animal – Carnes

Ovos

Os ovos são alimentos riquíssimos em proteínas e nutrientes. Eles são divididos em casca, claras e gemas.

A casca é composta por carbonato de cálcio, a gema é rica em nutrientes como proteínas e vitaminas, a clara é composta basicamente de água e proteínas.

O consumo de ovos pode ser benéfico para o fortalecimento e regeneração muscular, aumento da saciedade e prevenção de doenças do sistema nervoso.

Alimentos de origem animal - Ovos
Imagens de alimentos de origem animal – Ovos.

Leite e derivados

O leite é um produto secundário de origem animal, extraído de mamíferos. O leite materno é o primeiro alimento dos filhotes desses animais, inclusive dos seres humanos.

Esse alimento é rico em cálcio, carboidratos, proteínas, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas. O consumo de leite pode prevenir a osteoporose, melhorar a saúde de ossos e arcada dentária, entre outras coisas.

O leite pode ser usado para fazer diversos tipos de queijo, requeijão, manteigas, iogurte, creme de leite, etc.

Alimentos de origem animal - Leite e derivados
Imagens de alimentos de origem animal – Leite e derivados.

Mel

O mel é produzido pelas abelhas, rico em carboidratos e fonte de vitaminas e minerais. O consumo de mel pode trazer benefícios para os humanos como:

  • Tratamento de doenças respiratórias e infecções de garganta;
  • Fonte de energia rápida;
  • Cicatrização de queimaduras.
Alimentos de origem animal - Mel
Imagens de alimentos de origem animal – Mel.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More