O que é biosfera?

Continue lendo para conhecer o local onde habitam os seres vivos!

0

Você já ouviu falar em camadas da Terra? Sabe o que é biosfera?

A biosfera é uma camada do globo terrestre onde os seres vivos habitam. Ela corresponde ao conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta Terra.

Conceito de biosfera

A biosfera está associada aos fatores abióticos compostos pela atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. A sobrevivência e reprodução dos seres vivos na biosfera só é possível quando existe um equilíbrio entre essas três esferas.

Atmosfera

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra, os principais gases dela são o nitrogênio (78%), o oxigênio (21%), o gás carbônico (0,03%), os gases nobres e também vapor de água.

Litosfera

A litosfera é uma camada sólida formada por minerais e rochas, ou seja, o solo é parte mais externa da litosfera, onde os seres vivos se estabelecem.

Hidrosfera

A hidrosfera representa toda água existente no planeta, os lagos, rios, lençóis freáticos, oceanos. Ela ocupa 75% do planeta Terra, por isso vista do espaço a Terra é azul devido a exorbitante quantidade de água que reflete a luz azul.

Biomas

Os biomas são parte da biosfera e podem ter muitas características típicas dos locais onde se encontram. Entre os maiores biomas brasileiros podemos citar a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, entre outros.

Muitos biomas estão sendo devastados pela ação do homem e correm risco de desaparecer ao longo do tempo.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.