Plano de aula – Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) – 1º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre o Dia Nacional do Livro Infantil que elaboramos para a sua turma do 1° ano do ensino fundamental!


A equipe do Escola Educação compreende que um dos maiores desafios dos professores da educação básica é promover o interesse do estudante à leitura.

O hábito de ler deve fazer parte da vida de toda a sociedade, desde os adultos até as crianças. A leitura possui inúmeros benefícios, entre os quais estão:

Sendo assim, elaboramos um plano de aula sobre o Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado em 18 de abril) para ser desenvolvido com a sua turma do 1º ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Dia Nacional do Livro Infantil

TEMA: Dia Nacional do Livro Infantil

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância do livro;
  • Promover o interesse pela leitura;
  • Desenvolver a dicção;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livro literário;
  • Folha branca;
  • Lápis de cor.

DESENVOLVIMENTO:

Inicie a aula perguntando à turma como eles acham que você consegue ensiná-los a ler e a escrever. Depois que todos se manifestarem, diga que grande parte do que você sabe, você aprendeu graças aos livros que você leu no decorrer da sua vida (nesse momento, mostre algum livro para eles).

Fale sobre a importância desse instrumento, como ele ainda te auxilia e que contribuirá muito ao longo de sua vida.

Fale todos os benefícios que os livros e a leitura trazem para a nossa vida:

  • Ter a memória boa;
  • Conhecer mais palavras;
  • Pensar e entender as coisas de maneira mais veloz;
  • Escrever de forma mais rápida e compreensível;
  • Ter mais criatividade.

Depois de citar todos os benefícios, pergunte: Vocês querem ficar mais espertos e inteligentes para alcançar todas essas características? O quê que vocês devem fazer, então?

Nesse momento, escolha algum livro literário e leia para a turma. Sugerimos a leitura de algum livro que fale sobre a importância da leitura ou da escola, como o livro de autoria de Saskia Brígido, Uma Escola Encantada.

Plano de aula - Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) - 1º ano do Ensino Fundamental
Uma Escola Encantada.

Promova uma leitura envolvente, que faça a turma compreender o quanto a prática da leitura pode ser divertida.

Em seguida, afaste as carteiras de forma que o centro da sala fique desocupado. Depois, cubra o chão com um pano e coloque vários livros literários sobre ele.

Convide a turma para sentar sobre o pano e deixe que eles escolham os livros que quiserem. Nesse momento, atente-se para perceber quem de fato está tentando ler e quem está apenas admirando as imagens.

Ao fim, escolha alguns estudantes para realizarem a leitura para a turma. Feito isso, solicite que eles façam um belo desenho retratando a história que mais gostaram.

Veja mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.