Plano de aula – Os diferentes usos dos números – 1º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula com sugestões para ensinar os diferentes usos dos números: contagem, medição, ordenação e codificação.

O contato com os números começa bem cedo na vida das crianças. É comum que elas já entrem na escola sabendo fazer contagens. Contudo, os números também são utilizados com outras finalidades tão importantes quanto à de indicação de quantidades.

Usamos os números para indicar posições em filas, medidas de tempo, de temperatura, de massa, de distância, localização, identificação de coisas e objetos por meio de códigos numéricos, entre outros. Portanto, os números podem expressar contagem, medição, ordenação e codificação.

Por tais motivos, preparamos um plano de aula sobre os diferentes usos dos números, em conformidade com a habilidade EF01MA01 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Os diferentes usos dos números

TEMA: Números: contagem, medição, ordenação e codificação

TEMPO SUGERIDO: 2 horas e 30 minutos (em torno de 3 aulas de 50 minutos cada)

HABILIDADE DA BNCC: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os diferentes tipos de números no dia a dia;
  • Compreender a importância de cada tipo de número;
  • Utilizar os números em suas diferentes formas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Objetos variados que contenham números;
  • Cartazes com figuras ilustrativas do uso dos números;
  • Rótulos e embalagens de produtos variados;
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Comece a aula apresentando objetos da própria sala de aula ou objetos que você tenha levado que contenham números, como um controle remoto, uma cédula de dinheiro, um calendário, um relógio, entre outros.

Cédula de dinheiro

Relógio

Calendário

Se necessário, caminhe com as crianças pela escola à procura de outros números, por exemplo, os números das portas das salas de aulas, que são códigos — servem para facilitar a identificação e localização das salas na escola.

Pergunte aos alunos outras situações em que os números são usados e para que eles servem. Nesse momento, a ideia é que eles percebam que usamos os números em diferentes situações.

2º momento

Para esse momento, de antemão, prepare quatro cartazes com figuras que ilustrem o uso dos números indicando quantidades, medições, ordem e codificação.

Você pode utilizar recortes de jornais, revistas ou imagens impressas da internet. Observe com cuidado o tamanho das imagens, não podem ser pequenas.

Apresente cada um dos cartazes, comente sobre as figuras e o uso dos números e cole cada um deles na parede da sala de aula, para que possam ser utilizados sempre que houver dúvidas.

Diga aos estudantes que sem os números não poderíamos responder perguntas básicas, como:

  1. Quantos anos você tem?
  2. Quantas pessoas moram com você?
  3. Quantos alunos faltaram hoje?
  4. Qual é o seu peso?
  5. Qual é a sua altura?
  6. Qual é a temperatura de hoje?
  7. Quanto tempo isso vai levar?
  8. Qual é o seu endereço?
  9. Qual é o seu telefone?

3º momento

Distribua os rótulos ou embalagens de produtos variados por duplas de alunos. Eles deverão circular os números que aparecem nessa embalagem e, em seguida, responder a uma atividade, que poderá ser feita na folha impressa ou copiada no caderno.

Rótulo, embalagem      Rótulo, embalagem

Atividade:

  1. Qual é o nome do produto? _______________
  2. Você gosta desse produto? Sim (  ) Não (  )
  3. Você consome esse produto?  Sim (  ) Não (  )
  4. Você observa muitos números na embalagem desse produto? Sim (  ) Não (  )
  5. Qual número lhe chamou mais a atenção?
  6. O produto é vendido por gramas (g) ou quilogramas (kg)? Sim (  ) Não (  )
  7. Se você marcou sim, qual é o peso? _______________
  8. O produto é vendido por litros (L) ou mililitros (mL)? Sim (  ) Não (  )
  9. Se você marcou sim, qual é a quantidade? _______________
  10. O produto é vendido por unidades? Sim (  ) Não (  )
  11. Se você marcou sim, quantas são as unidades? _______________
  12. Qual o código de barras do produto? _______________
  13. Para que serve o código de barras de um produto? _______________

AVALIAÇÃO:

De modo geral, observe o desempenho e participação dos alunos durante as aulas. Em específico, verifique se eles compreenderam que os números podem ser usados para outras finalidades e não apenas para contagens.

Além disso, observe se eles conseguem distinguir essas diferentes formas de números no dia a dia e compreendem a importância de cada uma delas.

Dê uma atenção especial em relação aos números que indicam códigos, visto que essa é uma das formas menos comuns quando se pensa em números. Pergunte sobre a importância dos códigos, para que servem e veja se conseguem reconhecer o uso no cotidiano.

Para baixar esse plano de aula sobre diferentes usos dos números, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.