Plano de aula sobre problemas de lógica – 1º ano do Ensino Fundamental
Plano de aula para ensinar crianças do 1° ano a desenvolverem habilidades e técnicas para resolver problemas de lógica.
No 1° ano do ensino fundamental é necessário trabalhar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, mas essa não precisa ser uma atividade difícil e cansativa para o professor e muito menos para os pequenos.
Vamos te dar algumas sugestões para ensinar os seus alunos a comparar, relacionar e ordenar elementos para completar sequências lógicas de cores, formas e direções, assim como desenvolver técnicas para resolver problemas variados de lógica.
Confira, a seguir, um plano de aula sobre problemas de lógica para alunos do 1° ano do ensino fundamental.
Plano de aula sobre problemas de lógica – 1º ano do Ensino Fundamental
TEMA: Problemas matemáticos de lógica
TEMPO SUGERIDO: 3 horas.
OBJETIVOS:
- Desenvolver habilidades e técnicas de raciocínio lógico.
- Resolver problemas matemáticos de lógica.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Barbante;
- Tampinhas de garrafa PET com um furo no meio;
- Recortes de formas geométricas em papel branco;
- Cola;
- Folha de papel A4.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 1 — Sequência de cores
Mostre aos alunos uma sequência de cores de tampinhas passadas pelo barbante. Por exemplo:
branca – branca – vermelha – branca – branca – vermelha – branca
Pergunte a eles qual a cor da próxima tampinha a ser colocada.
Em seguida, peça para que eles completem o fio de barbante deles, seguindo essa mesma sequência de cores.
Você pode repetir essa dinâmica algumas vezes seguidas, variando a sequência de cores. No final, os fios com tampinhas podem até ser utilizados para enfeitar a sala de aula.
Atividade 2 — Sequência de formas geométricas
Agora é hora de formar sequências com formas geométricas e pedir que eles completem a sequência.
Para isso, utilize recortes de formas geométricas em papel branco. Entregue a eles uma porção de figuras diferentes.
Monte a sequência com as primeiras formas geométricas. Por exemplo:
quadrado – círculo – triângulo – quadrado – círculo
quadrado – triângulo – triângulo – quadrado – triângulo – triângulo
círculo – círculo – quadrado – círculo – círculo – triângulo – círculo – círculo – quadrado
Pergunte a eles qual a próxima figura da sequência. Peça para que colem essas figuras no papel A4 e continuem a sequência.
Em seguida, você pode trabalhar com sequência de cores novamente, pedindo que eles pintem as formas geométricas coladas seguindo uma sequência de cores.
Atividade 3 — Sequência de direções
Para trabalhar com sequências de direções, você pode utilizar os recortes de triângulos, variando a posição das figuras (direita, esquerda, para cima, para baixo).
Cada uma das posições pode ser marcada por uma cor diferente, assim você trabalhar dois tipos de sequências.
Atividade 4 — Resolvendo problemas variados de lógica
Proponha vários problemas que podem ser resolvidos com lógica:
Respostas:
1) margarida
2) 11
3) 50 e 40
4) 7 e 4
5) 14 biscoitos
6) seu pai
AVALIAÇÃO:
A avaliação poderá ser feita observando o desempenho dos alunos durante cada uma das atividades.
Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!
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