Polinizadores

Continue lendo para conhecer os agentes que são responsáveis pela polinização das flores.


A polinização ocorre quando o pólen é transportado de uma flor para outra, fazendo com que as plantas sejam polinizadas e produzam frutos.

Nas gimnospermas, os grãos de pólen são transportados até a micrópila dos óvulos, já nas angiospermas eles são levados até o estigma da flor.

Para que esse transporte aconteça são necessárias ajudas externas de agentes polinizadores que podem ser fatores bióticos, como os animais, ou abióticos, como o vento e a água.

O trabalho dos polinizadores é muito importante, pois, é através dele que a reprodução das gimnospermas e das angiospermas acontecem, impedindo a diminuição da biodiversidade e mantendo o equilíbrio ecológico dos ecossistemas.

Agentes polinizadores

Anemofilia

O vento é o agente polinizador de muitas espécies de gimnospermas e angiospermas, principalmente as monocotiledôneas. Esse tipo de polinização é chamado de anemofilia.

As plantas que dependem da anemofilia geralmente possuem uma grande quantidade de pólen para que as chances de sucesso na polinização sejam maiores.

As flores das plantas anemófilas não possuem atrativos para polinizadores, como cores e odores, já que não precisam atrair animais para a polinização.

Polinização pelo vento
Anemofilia

Hidrofilia

A água é um agente polinizador importante para plantas que vivem na beira de rios, lagos e oceanos. Esse tipo de polinização é chamado de hidrofilia.

Nele, o pólen pode ser liberado na superfície da água e flutuar até outra flor mais próxima. Também pode ocorrer dentro da água e, nesse caso, os tubos polínicos crescem rapidamente para que a polinização ocorra sem interferências.

Polinização pela água
Hidrofilia

Zoofilia

Muitos animais atuam como polinizadores para as plantas, a maioria deles pertence aos grupos dos insetos, aves e mamíferos. Esse tipo de polinização é chamado de zoofilia.

Polinização por animais
Zoofilia

Na zoofilia, as plantas oferecem recompensa aos polinizadores para que eles visitem suas flores, geralmente o néctar, que funciona como alimento para muitos animais.

Em muitos casos as plantas também possuem atrativos visuais e olfativos para chamar a atenção dos animais, por isso existe uma infinidade de cores e cheiros nas flores das angiospermas.

Polinização por animais
Zoofilia

As plantas possuem alta especificidade com seu parceiro polinizador, por isso, a zoofilia pode ser classificada de acordo com o animal que transporta o pólen:

  • Entomofilia: polinização realizada por insetos, como abelhas, besouros, moscas, vespas e mariposas. As plantas que possuem esse tipo de polinizador oferecem flores com área de pouso e néctar para alimentar os insetos.
  • Ornitofilia: polinização ocorre através de aves e as plantas que possuem esse tipo de polinizador apresentam flores com cores vibrantes, muito néctar, estrutura firme e sem cheiro, já que as aves não possuem bom olfato.
  • Quiropterofilia: polinização realizada por morcegos, geralmente as flores possuem tons claros, grande quantidade de néctar e abrem durante a noite, já que o hábito do polinizador é noturno.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More