Recôncavo Baiano
Detalhes sobre a área do Nordeste brasileiro: características geográficas, históricas e culturais.
A área do Recôncavo Baiano, localizada no estado da Bahia, tem 5,2 km² e uma população de 576,6 mil habitantes de acordo com pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Recôncavo, também chamado de Recôncavo da Bahia, está localizado a cerca de 100 km de distância da capital baiana, Salvador, e abrange uma parte da região metropolitana.
Originalmente, a área possui vegetação da Mata Atlântica, com características da Caatinga e do Cerrado. Os solos são de boa drenagem, e de média a alta fertilidade natural nos vales e regiões de foz dos rios Jaguaripe, Subaé e Paraguaçu.
Essa região também apresenta o solo massapê, que possui como característica a alta fertilidade.
História do Recôncavo Baiano
O nome Recôncavo se deu devido ao formato côncavo da baía e pela área. Logo, “re-côncavo” caracteriza a delimitação. Assim, essa área foi uma das primeiras estabelecidas com a colonização do Brasil.
Ainda no regime de Capitanias Hereditárias, o Recôncavo era chamado de Capitania da Baía de Todos os Santos, fundada em 1534. Em 1548, foi estabelecido o Governo-geral da colônia, sendo a primeira Capitania Real e, consequentemente, a sede das colônias portuguesas nas Américas.
Economia do Recôncavo Baiano
As primeiras atividades no local foram extrativistas, com a retirada do pau-brasil e cana-de-açúcar. Sendo assim, a área sofreu os impactos sociais causados pela decadência do ciclo açucareiro.
A partir do século XX, a atividade petrolífera caracteriza a região e, atualmente, o turismo movimenta a economia, além da agricultura. Dessa forma, a indústria corresponde a 42,5% da economia e a agricultura representa 2,19%.
A combinação do solo, clima e relevo fazem com que a exuberância da região contribua com um Produto Interno Bruto (PIB)de aproximadamente 14,6 bilhões de reais e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio.
Cultura do Recôncavo Baiano
Durante a ocupação colonial, o Recôncavo recebeu fortes influências africanas, tendo destaques na música e religião da população local. Foi nessa área que nasceu o samba de roda e a base forte de sincretismo católico e religiões afro-brasileiras.
Por outro lado, há também as comemorações das Festas Juninas. O Recôncavo Baiano possui forte legado africano devido à atividade escravagista nas plantações de cana.
Uma pesquisa realizada em 2010 registrou que 80,4% da população do Recôncavo possui ancestralidade africana, 10,8% possui a europeia e 8,8% possui a indígena.
Mapa do Recôncavo Baiano
Localizado com abertura para o Oceano Atlântico, o Recôncavo abrange 20 cidades.
Cidades do Recôncavo Baiano
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Cachoeira
- Castro Alves
- Conceição do Almeida
- Cruz das Almas
- Dom Macedo Costa
- Governador Mangabeira
- Maragogipe
- Muniz Ferreira
- Muritiba
- Nazaré
- Santo Amaro
- Santo Antônio de Jesus
- São Felipe
- São Félix
- São Francisco do Conde
- São Sebastião do Passe
- Sapeaçu
- Saubara
- Varzedo
Leia também:
- Ecossistemas brasileiros
- Meio-Norte Nordestino
- Sertão Nordestino
- Agreste Nordestino – Cidades, clima, vegetação, economia e mapa
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.