Região Centro-Oeste – Estados, clima, relevo, vegetação e hidrografia
O Brasil é dividido em cinco regiões, sendo o Centro-Oeste composto por três estados localizados na região central do mapa.
O Brasil é um país muito grande, dessa forma, ele foi dividido em cinco regiões, tendo como base alguns critérios, como: aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos. O órgão responsável pela regionalização do país é o IBGE, que já fez muitas divisões.
No entanto, a que vigora até os dias de hoje, foi elaborada em 1970, e em 1988 com a Constituição Federal, sofreu algumas alterações, surgindo o estado de Tocantins, que passou a integrar a região Norte.
A região Centro-Oeste é composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, abrigando ainda o Distrito Federal e suas cidades satélites. Essa região abrange cerca de 19% do território brasileiro, ficando atrás somente da região Norte.
De acordo com o último censo, feito em janeiro de 2018, o Centro-Oeste abriga uma população com pouco mais de 16 milhões de habitantes, e a densidade demográfica é de pouco mais de 10 habitantes por km².
Economia da região Centro-Oeste
A economia dessa região é baseada na agricultura e pecuária, sendo responsável pelos produtos que estão a frente na exportação, como a soja, milho e trigo. É também nessa região que há uma intensa prática de extrativismo mineral e a maior reserva de nióbio do mundo.
Além disso, a economia da região conta também com o turismo, já que possui alguns parques como a Chapada dos Veadeiros em Goiás, e a Chapada dos Guimarães no Mato Grosso do Sul.
Contudo, o Centro-Oeste brasileiro tem absorvido um grande fluxo migratório de todo o país, recebendo pessoas de todas as regiões que estão em busca de emprego e melhores condições de vida.
Vegetação do Centro-Oeste
Essa região está localizada em sua maioria no domínio do Cerrado.
Essa vegetação é composta de árvores tortuosas, entre as quais nascem gramíneas apropriadas para o consumo do gado. Além disso, o Cerrado possuí espécies típicas como o ipê, o pau serra, a lixeira e o pequi. Sendo esse último, um fruto muito consumido na região.
A região Centro-Oeste mantém preservada grande parte da Floresta Amazônica, localizada no norte do Mato Grosso.
Além disso, alguns parques da região que alimentam o turismo e a economia são: Chapada dos Veadeiros e Emas, em Goiás, Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.
Clima do Centro-Oeste
A região Centro-Oeste tem predominância do clima tropical semi-úmido, com a presença de duas estações bem definidas. Sendo elas:
- o verão úmido, com chuvas entre os meses de outubro a março;
- inverno seco, com temperaturas que variam entre 19 e 25 graus. Isso acontece entre o mês de abril e setembro.
Durante os meses de agosto, na maioria das vezes em Brasília e na região a umidade do ar pode cair para até 12%. Já nas regiões mais elevadas do Planalto Central, nos meses mais frios podem ocorrer precipitações de geadas. Sendo o clima predominante o tropical de altitude.
Relevo da região Centro-Oeste
O Centro-Oeste é ocupado em grande parte pelo Planalto Central, e pode chegar a atingir altitudes superiores a 1 mil metros.
Todo o estado de Goiás e Distrito Federal recebem o nome local de Planalto Goiano, seguindo para a planície do Araguaia e ao sul até o Planalto Sedimentar da Bacia do Rio Paraná.
Já o Planalto Meridional se estende em Goiás e Mato Grosso do Sul, caracterizado pelo solo fértil formado pela terra roxa.
A Planície do Pantanal é caracterizada por apresentar em algumas épocas do ano regiões alagadas. Isso acontece devido as cheias do rio Paraguai e seus afluentes.
Rios do Centro-Oeste
E por falar em cheia, o Rio Paraguai junto com seus afluentes Miranda, Taquari, Cuiabá e Aquidauana, que ocupam a região do pantanal no período chuvoso transbordam e ocupam vários quilômetros de suas margens.
A região Centro-Oeste é banhada por vários rios que fazem parte da Bacia Amazônica, da Bacia do Paraná e da Bacia do Rio Paraguai. O Estado de Mato Grosso é banhado por rios vindos da Bacia Amazônica, como os rios Juruena, Arinos e o Xingu.
As regiões de planície do Pantanal são drenadas pelo rio Paraguai, que tem a maior Bacia Hidrográfica do Centro-Oeste.
Veja todos detalhes sobre as demais regiões brasileiras:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.