Terrorismo

O terrorismo é caracterizado por atos violentos praticados por uma pessoa ou grupo de pessoas.

Terrorismo são atos e ataques violentos praticados por uma pessoa ou grupo de pessoas com o objetivo de causar medo e danos materiais a uma determinada população ou ao Estado.

A palavra foi criada durante a Revolução Francesa para se referir aos grupos mais radicalizados.

O termo voltou a ser citado após a Segunda Guerra Mundial, quando grupos de esquerda ou separatistas adotavam a violência como mecanismo para conseguir sua emancipação.

Conceito de terrorismo

O termo terrorismo surgiu pela primeira vez na obra do escritor irlandês Edmund Burke, intitulada Letters on a Regicide Peace (“Cartas sobre uma paz regicida”), produzida no final do século XVIII.

Sua obra se concentra, entre outros pontos, em criticar o fato de o período da Revolução Francesa ser chamado de Terror.

Para ele, o período em que os jacobinos estiveram no poder (1792–1794) foi caracterizado como uma fase terrorista em razão das perseguições e das mortes na guilhotina praticadas por eles.

Com o passar do tempo, o conceito passou a ser utilizado para se referir a outros países e a ser adotado em momentos distintos, como a guerra irregular ou guerrilha.

Atentados terroristas

Cada país tem sua definição própria do que é considerada um ato terrorista, pois o Direito Internacional não sistematizou de forma consensual o que é de fato considerado como terrorismo.

Mesmo sem consenso, os atos terroristas praticados no século XX e XXI possuem alguns elementos em comum, que são:

  • Intolerância ideológica
  • Prática de atos violentos grandiosos
  • Ocorrência de muitas mortes

Vejamos a seguir os exemplos de alguns atentados terroristas que ocorreram no mundo no século XXI.

21 de abril de 2019

Ocorreram várias explosões em três igrejas cristãs e em alguns hotéis em diversas cidades do Sri Lanka. 258 pessoas morreram e mais de 500 se feriram.

17 de agosto de 2017

Um homem atropelou propositalmente diversos pedestres na cidade de Barcelona, na Espanha. Morreram cerca de 13 pessoas e mais de 100 ficaram feridas.

13 de novembro de 2015

No mês de novembro de 2015 ocorreram uma série de atentados terroristas em Paris e Saint-Denis, na França.

Os ataques consistiram em fuzilamentos, atentados suicidas, uso de reféns e explosões. Morreram mais de 100 pessoas e centenas sofreram ferimentos.

29 de março de 2010

Duas bombas foram explodidas em duas estações da capital russa, Moscou. Quase 40 mortos e feridos.

7 de julho de 2005

Diversas explosões ocorreram em Londres, capital da Inglaterra. Cerca de 700 pessoas ficaram feridas e 50 morreram.

1 de setembro de 2004

Ocorreu um cerco escolar na cidade de Beslan, na Rússia. Por três dias, cerca de 1100 pessoas ficaram reféns dos terroristas. O ato terminou com a morte de cerca de 330 pessoas, entre adultos e crianças.

11 de março de 2004

Ocorreram explosões simultâneas em algumas estações de trem em Madrid, capital da Espanha. Estima-se que 190 pessoas morreram e 2000 se feriram.

11 de setembro de 2001

Quatro aviões foram sequestrados por terroristas que os lançaram rumo às Torres Gêmeas, na cidade de Nova Iorque, ao Pentágono, no Condado de Arlington e o quarto avião caiu num campo aberto, no estado da Pensilvânia.

Estima-se que 3 mil pessoas tenham morrido nesses atentados.

Grupos terroristas

Vejamos os nomes de alguns grupos terroristas existentes:

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More