Winston Churchill

Winston Churchill foi um importante estadista britânico.

0

Winston Churchill (1874-1965) foi um político e primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Considerado uma das principais figuras da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ele participou de uma dura resistência ao nazismo de Adolf Hitler.

Biografia de Winston Churchill

Winston Leonard Spencer-Churchill nasceu no dia 30 de novembro de 1874, em Woodstock, Inglaterra. Oriundo de uma família rica, seu pai era o lorde Randolph Churchill e sua mãe era a socialite norte-americana Jennie Jerome.

Churchill estudou em Dublin, na Irlanda. Com uma educação rigorosa, ele seguiu a carreira militar, servindo no exército britânico de 1895 a 1924 e assumindo o posto de Tenente-Coronel na Academia Militar de Sandhurst.

Enquanto o Partido Conservador ocupou o poder, Churchill assumiu cargos políticos como Chanceler do Tesouro, Deputado, Secretário de Estado, Ministro da Defesa, das finanças, das Munições, do Comércio, das Colônias até chegar ao posto de Primeiro Ministro.

Participou de inúmeros conflitos no continente africano, asiático e americano. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele ocupou o cargo de Primeiro Lord do Almirantado.

Em plena Segunda Guerra Mundial, ele foi eleito Primeiro-ministro do Reino Unido. Churchill se destacou pela sua resistência e combate ao nazismo.

Ao mesmo tempo, ele se concentrava em manter as esperanças da população. Por isso, fazia discursos ouvidos por todos os britânicos.

Este período foi marcado pela sua parceria com o então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.

Conhecido pelo seu notável poder de realizar discursos inflamados e nacionalistas que privilegiavam a paz, em 1953, Churchill recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Em 1955, ele renunciou o cargo de Primeiro-ministro, por meio de um discurso emblemático intitulado, Jamais Desesperar. 

Churchill morreu em 24 de janeiro de 1965, na cidade de Londres.

Morte e funeral

Winston Churchill morreu em janeiro de 1965 em virtude de uma trombose cerebral. Seu funeral reuniu diversos líderes.

Por ter tido um papel essencial para a derrota do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, ele ainda é visto como um paradigma de estadista.

Winston Churchill
Funeral de Winston Churchill

Primeira Guerra Mundial

Churchill atuou como Primeiro Lord do Almirantado, além de ser o responsável pelo desenvolvimento da Marinha britânica, trocando o uso do carvão pelo óleo, com o objetivo de tornar as embarcações mais rápidas e eficientes.

Ao mesmo tempo, ele esteve envolvido na Batalha de Gallipoli, em que houve a morte de 200 mil pessoas, entre as quais estavam os britânicos, neozelandeses e australianos.

O erro estratégico que custou a vida de milhares de indivíduos levou Churchill à renúncia do posto. No entanto, pouco tempo depois, ele se ofereceu para lutar na França, ainda na Primeira Guerra.

Segunda Guerra Mundial

O governo Churchill, neste período, ficou marcado pela intolerância aos nazistas. Churchill sustentava uma aliança estratégica com Stalin, além do apoio dos estadunidenses.

Ele foi um estadista respeitado e admirado no mundo todo. Durante este conflito, a Inglaterra foi intensamente bombardeada, fato que rendeu o célebre discurso de Winston Churchill intitulado, Nunca nos renderemos:

Mesmo que grandes porções da Europa, e muitos países antigos e famosos tenham caído ou venham a cair nas garras da Gestapo e de todo o odioso aparato do governo nazista, nós não vamos titubear ou falhar. Nós iremos até o fim.

Frases de Winston Churchill

Confira algumas frases de Winston Churchill:

Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir.

Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.

A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.

A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.

Obras de Churchill

  • Minha viagem africana (1908)
  • A Crise Mundial  (1923)
  • Minha Mocidade (1930)
  • Grandes Homens do Meu Tempo (1937)
  • A Grande Aliança (1950)
  • Fechando o Círculo (1951)
  • Uma História dos Povos de Língua Inglesa (1956)

Curiosidades

  • Winston Churchill se tornou nome de escolas, avenidas e ruas em diversos países do mundo.
  • Em 2017 foi lançado o filme O Destino de Uma Nação, de Joe Wright, que fala sobre a atuação de Churchill durante a Segunda Guerra Mundial.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.