Plano de aula – Indígenas no Brasil – 3º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre indígenas no Brasil que elaboramos para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental!
Os povos indígenas habitam as terras brasileiras há milhares de anos. Seu processo de ocupação é muito anterior à chegada dos povos europeus.
De acordo com alguns pesquisadores, antes da ocupação europeia, existiam cerca de 5 milhões de povos nativos somente no território que atualmente corresponde ao Brasil.
Já no continente americano, dados apontam que as populações originárias somavam cerca de 100 milhões de pessoas.
Esta vasta população era formada pelos mais variados povos, com etnias, línguas, costumes, tradições e crenças distintas.
Atualmente, os indígenas brasileiros correspondem a aproximadamente 0,47% da população do país. Segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, cerca de 60% viviam em territórios indígenas reconhecidos pelo governo federal.
Estima-se que cerca de 324.834 indígenas moram em cidades e 572.083 se fixam em áreas rurais. Entre as regiões do país, o norte é que mais concentra povos indígenas.
A equipe do Escola Educação compreende a importância de valorizar os povos originários, seus costumes, tradições, línguas e crenças.
Por isso, elaboramos um plano de aula sobre indígenas no Brasil direcionado para turmas do 3° ano do ensino fundamental. Vamos conferir?
Plano de aula – Indígenas no Brasil
TEMA: Indígenas no Brasil
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Explicar a importância de respeitar o outro;
- Mostrar os diferentes povos indígenas que habitam o Brasil;
- Expor a forma como eles vivem;
- Promover o interesse do estudante pelo tema;
- Desenvolver a linguagem e criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: TV, notebook, computador, projetor de vídeo;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas aos estudantes:
- Vocês moram em casa ou apartamento?
- Moram com quantas pessoas?
- O que vocês costumam comer no café da manhã, almoço e jantar?
- Como você e sua família costumam se vestir?
- O que vocês mais gostam de fazer no tempo livre?
- Vocês comem à mesa ou no sofá?
Ou seja, faça perguntas básicas, mas que envolvam o cotidiano e a forma como eles levam a vida.
Depois que todos responderem, faça outras perguntas:
- Imaginem que vocês estão tranquilos assistindo TV em casa ou brincando e de repente, algumas pessoas estranhas invadem sua casa e dizem que vocês não podem assistir TV ou brincar? O que vocês fariam?
- E se essas pessoas começarem a criticar a casa de vocês?
- E se elas dissessem que a comida que vocês comem no café da manhã, almoço e jantar não é comida de verdade, que vocês teriam que comer o que elas comem (independente do que seja)?
- Se elas olharem para vocês e dizerem que as suas roupas e sapatos são estranhos? O que vocês fariam?
Após ouvir atentamente as respostas dos estudantes. Pergunte o que eles acham desse tipo de postura e diga que, muito tempo atrás, viviam vários povos aqui no Brasil que tinham hábitos próprios.
Mostre aos estudantes algumas imagens atuais de povos indígenas:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
À medida que você for passando as imagens, descreva-as. Saliente o respeito que todos temos que ter com o modo de vida que esses povos levam.
Depois que você mostrar todas as imagens que desejar, diga que aqui no Brasil viviam milhares de povos indígenas antes da chegada dos portugueses.
Quando for citar os portugueses ou europeus, pegue um mapa e mostre onde o continente e o países se encontram.
Indague à turma: vocês sabem por que não existem tantos indígenas no país como antes? (Dê um tempo para eles pensarem).
Retome ao primeiro momento da aula: vocês se lembram das perguntas que eu fiz no início da aula? Pois bem, os europeus chegaram aqui da forma como eu os perguntei no início da aula.
Destaque que é importante ter em mente que, mesmo após muitos indígenas terem morrido com a invasão europeia, ainda existem os poucos que resistem.
Em seguida, pesquise quantas etnias existem no país assim como a quantidade de indígenas que ainda o habitam.
Nesse momento, pesquise algumas etnias que vivem em seu estado, o modo de vida, quantos indígenas elas concentram, costumes, tradições e fale aos estudantes.
Selecione algumas imagens dessas etnias e reproduza à turma.
AVALIAÇÃO:
Solicite aos estudantes que produzam uma carta para o presidente do Brasil para que ele crie formas de proteger os povos indígenas e suas terras.
Saiba mais em:
- Plano de aula sobre profissões – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – As navegações em diferentes tempos – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Fotografia na escola – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários – 4º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.