Batalha de Stalingrado
A Batalha de Stalingrado é considerada a batalha mais violenta que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.
Marcada pelo enfrentamento direto entre a Alemanha e a União Soviética, a Batalha de Stalingrado se caracterizou pelo alto grau de destruição e pela quantidade de vítimas fatais, aproximadamente, 1,5 milhões.
Ao contar com a vitória dos soviéticos, este conflito foi decisivo para o término da Segunda Guerra Mundial.
Resumo – Batalha de Stalingrado
Em agosto de 1939 – poucos dias antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial – a Alemanha e a União Soviética assinaram o Pacto Germano-Soviético em que ficou acordado que nenhum dos dois Estados agrediriam o outro.
Este pacto beneficiou a invasão alemã na Polônia e a invasão do exército alemão em outros países, sem a intervenção soviética.
Entretanto, tal acordo de não agressão foi rompido em 1941, com a Operação Barbarossa, um ataque das tropas alemãs contra a União Soviética.
Os ataques tinham o objetivo de conquistar todo o território soviético, assim como ocorreu na Polônia. Contudo, o exército de Adolf Hitler não conseguiu alcançar seu intento e a operação não teve sucesso.
Nos dois anos que se seguiram, 1942 e 1943, ocorreram batalhas ao leste do continente europeu entre soviéticos e alemães com o mesmo objetivo por parte dos nazistas, dominar a URSS. Com isso, a Batalha de Stalingrado foi a mais importante entre todas elas.
A batalha
Stalingrado (atual Volgogrado) era uma cidade russa localizada na região do Cáucaso, próxima ao rio Volga, no centro das rotas ferroviária e fluvial de matérias-primas (minério de ferro e petróleo), por isso, era um local estratégico para os alemães.
Ter o domínio de Stalingrado significava ter o controle de boa parte da indústria de base da União Soviética. Com isso, uma parte expressiva do exército nazista foi conduzido a Stalingrado.
O dia 17 de julho de 1942 foi marcado pelo início das manobras nazistas. No entanto, os ataques de fato ocorreram a partir do dia 21 de agosto do mesmo ano.
Quando as tropas alemãs chegaram a Stalingrado, os soldados receberam o suporte aéreo de 1.200 aviões.
O ataque que ocorreu em 23 de agosto, é considerado o mais violento da Segunda Guerra Mundial. Cerca de mil toneladas de bombas foram lançadas em direção a Stalingrado.
Estima-se que os dois primeiros dias de ataque provocaram a morte de aproximadamente 40 mil civis que não tinham o conhecimento do plano nazista.
O principal objetivo dos soviéticos era impedir que a cidade de Stalingrado caísse nas mãos dos alemães. Josef Stalin exigia o máximo esforço de seu exército que combatia desequipado e faminto.
Uma das ações mais violentas de Stalin direcionadas ao Exército Vermelho foi a Ordem n° 227 que determinava o fuzilamento do soldado que “demonstrasse medo ou hesitação”.
A vitória soviética
A Batalha de Stalingrado ocorreu nos meses seguintes, com constantes ataques nazistas. O rumo do conflito mudou com a chegada do inverno, em novembro de 1942.
O final deste ano foi marcado pelo declínio das tropas nazistas que já não contavam mais com a mesma energia do início. Assim, a estratégia adotada pelo exército de Hitler foi recuar, marcando a vitória das tropas soviéticas que foram beneficiadas pelo rigoroso inverno.
A Batalha de Stalingrado teve seu fim oficial no dia 2 de fevereiro de 1943.
Mapa da Batalha de Stalingrado
Vejamos o mapa que reproduz o movimento das tropas na Batalha de Stalingrado.
Importância para a Segunda Guerra
A Batalha de Stalingrado representou uma completa modificação dos rumos da Segunda Guerra Mundial.
O exército soviético derrotou as tropas nazistas em novembro de 1942, com uma contraofensiva que só terminou na primavera de 1943.
A vitória na Batalha de Leningrado provou que o Exército Vermelho tinha plena capacidade de vencer o exército alemão. A partir de 1943, os nazistas começam a recuar, pois já não conseguiam avançar em nenhuma frente de batalha.
Hitler se vê encurralado com o desembarque das tropas Aliadas na Normandia, em 1944. Os alemães se deparam com as duas frentes de batalha (Ocidente e Oriente) cercadas.
Além disso, os países Aliados também recuperam regiões estratégicas do norte do continente africano. Era o início do declínio do regime nazista.
Curiosidades sobre a Batalha de Stalingrado
Vejamos algumas curiosidades sobre a Batalha de Stalingrado:
- Foram utilizadas mais de 10 mil armas.
- Os alemães contaram com a perda de cerca de um quarto de seu exército.
- Quase 700 tanques foram utilizados.
- Esta batalha envolveu mais de 2 milhões de pessoas.
Filmes sobre a Batalha de Stalingrado
Elaboramos uma pequena lista de filmes sobre a Batalha de Stalingrado:
- Morreram pela Pátria, de Serguêi Bondartchuk (1976)
- Círculo de Fogo, de Jean-Jacques Annaud (2001)
- Stalingrad, de Fedor Bondarchuk (2013)
Stalingrado hoje
Com a ascensão de Nikita Kruschev (1894-1971) ao poder, a cidade de Stalingrado teve seu nome substituído por Volgogrado. O intuito era tirar todos os vestígios do governo de Stalin do território soviético.
Mesmo assim, a guerra e a batalha marcaram a vida dos habitantes desta cidade, seja nos monumentos que se encontram espalhados por Volgogrado, seja pela memória da população.
A cidade comporta uma enorme estátua de 85 metros, intitulada como Mãe Pátria. Ela foi construída para homenagear os soldados soviéticos que guerrearam na Batalha de Stalingrado.
Saiba mais em:
- Causas da Segunda Guerra Mundial
- Consequências da Segunda Guerra Mundial
- Principais batalhas da Segunda Guerra Mundial
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.