Quais são os melhores alimentos antioxidantes?

Antioxidantes são alimentos capazes de proteger as células do organismo.

PUBLICIDADE

Os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Assim, o papel dessas substâncias é proteger as células saudáveis contra a ação dos radicais livres.

Dessa forma, os antioxidantes protegem contra danos causados às células que, a longo prazo, podem levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, diabetes e problemas cardíacos.

Por essa razão, a presença dessas substâncias no organismo é importante. Por meio da alimentação, é possível ingerir antioxidantes e há uma variedade de alimentos que possuem grande poder. Confira quais são os melhores alimentos antioxidantes.

1 Açaí

Açaí
Melhores antioxidantes – Açaí

O açaí é uma das frutas com maior poder antioxidante, além de proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, ferro, fósforo e potássio.

2 Berries

Berries
Melhores antioxidantes – Morango

Também conhecidos como frutos silvestres, o mirtilo, a amora e o morango são ricos em ácido elágico e fitoquímicos, altamente antioxidantes.

3 Cacau

Cacau
Melhores antioxidantes – Cacau

A fruta que é a base do chocolate possui altas quantidades de polifenóis, que neutralizam radicais livres gerados por raios UVA e UVB.

4 Goji Berry

Goji Berry
Melhores antioxidantes – Goji Berry

Originária do sul da Ásia, a goji berry é rica em vitamina C e age na proteção da pele.

5 Romã

Romã
Melhores antioxidantes – Romã

A romã é rica em flavonoides e ácido elágico, fatores que também protegem a pele.

6 Aveia

Aveia
Melhores antioxidantes – Aveia

Aveia é um cereal integral, o que significa que sua casca é mantida durante o processo de refinamento, proporcionando maior quantidade de fibra e nutrientes. Ela é rica em vitamina B, E, magnésio e fósforo.

7 Azeite de oliva

Azeite de oliva
Melhores antioxidantes – Azeite de oliva

O azeite extravirgem é um poderoso aliado contra o envelhecimento das células. O óleo possui alta concentração de vitamina E, derivados fenólicos e esteróis livres.

8 Alho

Alho
Melhores antioxidantes – Alho

Tempero amado na cozinha, o alho também tem poder antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório. Além disso, é capaz de desprender hidrogênio das moléculas, reduzindo, assim, a peroxidação lipídica.

9 Chlorella

Chlorella
Melhores antioxidantes – Chlorella

A microalga é considerada um superalimento, sendo rica em carotenoides, ácidos fenólicos, ergosterol, fitoesteróis, ácido cinâmico e vitamina C e E.

10 Linhaça

Linhaça
Melhores antioxidantes – Linhaça

A semente de linhaça possui alto teor de fibras, que ajudam na limpeza do organismo. Também, possui altas quantidades de ômega 3 e 6, vitamina E, zіnсо, mаngаnêѕ e selênio, além de ser um anti-inflamatório natural e proteger contra o câncer de mama.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More