Ceres – Deusa da agricultura e da fertilidade na mitologia romana
A mitologia é composta por diversas figuras fantásticas como deuses, heróis, monstros e gigantes. Conheça Ceres, a deusa da agricultura na mitologia romana.
A mitologia romana é o conjunto de mitos, lendas e crenças que formavam a cultura da Roma Antiga.
Esses povos utilizavam-se de aspectos mitológicos para explicar fenômenos da natureza, a origem da existência e a vida após a morte, além de doenças e outros fatos cotidianos.
A configuração histórica que representa as crenças dos povos antigos é muito importante para a trajetória desse povo desde a antiguidade.
Ceres – Deusa do crescimento e da criação
A deusa Ceres é uma das figuras mais importantes da mitologia romana.
Além de deusa da agricultura e da fertilidade, ela também é conhecida como a deusa do amor maternal e das plantas que brotam.
Assim, ela está relacionada à fertilidade, como deusa protetora da agricultura, da colheita e dos grãos. Nota-se que ela geralmente é representada em obras com plantas nas mãos e/ou nos cabelos.
A deusa Ceres corresponde à deusa Deméter na mitologia grega.
Família da deusa Ceres
A deusa das plantas é filha do Saturno, o deus da geração, abundância, riqueza, agricultura e libertação. Sua mãe era Cibele, descrita como a mãe dos deuses e símbolo da fertilidade.
É lembrada como irmã e amante do deus Júpiter e irmã de Juno, Vesta, Netuno e Plutão.
Proserpina era filha de Ceres e de Júpiter e considerada uma das deusas mais bonitas da mitologia romana.
Símbolos que representam a deusa Ceres
Por ser uma importante deusa da plantas e da fertilidade, é representada principalmente com um cetro e coroa de espigas de trigo. Seus principais símbolos são cestos de frutos e flores.
Homenagens e rituais
O povo romano produzia homenagens a essa deusa no período denominado Cereália. Esse festival consistia na busca por Proserpina, filha de Ceres que fora raptada por Plutão.
Toda a homenagem era feita em 7 dias, representado por mulheres vestidas de branco correndo com tochas, simbolizando a busca por sua filha. A duração do festival era de 7 dias e no fim celebrava o surgir da primavera e a chegada de Proserpina.
Curiosidades
O nome Ceres foi incorporado a alimentos compostos por grãos, como o cereal e a cerveja, esta última, traduzida do latim Cerevisia.
O asteroide Ceres, descoberto por Giuseppe Piazzi, possui esse nome em homenagem a deusa romana.
Veja também:
- Império Romano
- Diana – Deusa da Lua e da caça na mitologia romana
- Marte – Deus da guerra na mitologia romana
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.