Chorume
Continue lendo para saber o que é chorume e as consequências dele para o meio ambiente.
O chorume é um líquido escuro e viscoso produzido durante a decomposição do lixo orgânico. Ele também é conhecido como líquido percolado ou lixiviado.
A produção do chorume possui odor desagradável e ele é o responsável pela poluição dos solos, lençóis freáticos, rios, oceanos, etc.
O chorume é composto por resíduos orgânicos provenientes de restos de comida e excrementos de animais, metais pesados e substâncias tóxicas como cádmio, cobre, arsênio, cobalto e chumbo.
No entanto, a composição e a quantidade de chorume variam pelo tipo de lixo, quantidade e ambiente em que se encontra. Esses fatores também determinam o poder de poluição do chorume produzido.
Causas e formação do chorume
O chorume é um dos principais problemas ambientais para a poluição do solo e da água. O aumento desenfreado da população dos grandes centros urbanos, eleva a produção de resíduos orgânicos e, consequentemente, a produção de chorume.
A formação do chorume ocorre através da ação de bactérias na decomposição da matéria orgânica. São elas as responsáveis pelo mau cheiro do chorume.
A destinação correta do lixo nos aterros sanitários evita a poluição do meio ambiente, no entanto, grande parte do lixo brasileiro é depositado em lixões a céu aberto, sem nenhum tratamento.
Isso traz muitos problemas para a saúde pública e para o ecossistema, pois, quanto mais lixo, maior a quantidade de chorume e de poluição.
Tratamento do chorume
O tratamento do chorume é feito através dos aterros sanitários, um sistema construído para tratamento dos resíduos sólidos gerados pela população.
O aterro sanitário é impermeabilizado, de forma que não vaze nada para o solo e possui um sistema de drenagem para líquidos e gases. O lixo é depositado em camadas que são compactadas e cobertas com terra.
O chorume captado é levado para o tanque de equalização para retenção dos metais pesados e, depois, é tratado para se tornar biodegradável.
A produção de chorume dos aterros sanitários pode ser usada para a produção de biogás e adubação de hortas e composteiras.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.