Cultura inca

A cultura inca se destacou na arte, arquitetura, religião, ciência e música.

Os incas foram povos que se desenvolveram nas proximidades da Cordilheira dos Andes. Possuidores de um imenso império, eles construíram uma importante civilização no continente americano.

Criadores de um enorme sistema de estradas, os incas ficaram muito conhecidos pela sua arquitetura baseada no uso de pedras, pela produção de objetos de ouro e pela sua tradição e cultura.

Eles acreditavam em vários deuses e seus rituais eram marcados por sacrifícios humanos.

O território que correspondia ao Império Inca, atualmente compreende o Peru, Equador, parte da Bolívia, parte do Chile, Colômbia e parte da Argentina.

Os incas, assim como os maias e os astecas, formaram um importante Império na região andina. Sua civilização entrou em declínio após a invasão portuguesa, no século XVI.

Cultura inca

Arte inca

No que diz respeito à arte, os incas produziram diversos objetos a partir do ouro, principalmente esculturas de deuses, animais ou de elementos da natureza.

O artesanato foi outro elemento fundamental da cultura inca. Produziam redes e cestos, além de pintarem tecidos utilizando tintas naturais, como carvão, sangue de animais ou minérios.

Arquitetura dos incas

A pedra era o principal elemento usado nas construções arquitetônicas. Mesmo habitando em uma região rodeada por montanhas, os incas conseguiram construir palácios, templos, observatórios astronômicos, casas, canais de água e diques.

Visando conectar as construções e facilitar a economia e a comunicação, eles construíram uma rede de estradas capaz de ligar os pontos mais remotos da região.

Mitologia e religião dos incas

Os incas acreditavam em vários deuses, por isso, eram politeístas. Os deuses incas se relacionavam com os elementos da natureza, como a Pachamama, que era a deusa da terra e fertilidade ou a deusa Mama Quilla, a deusa da Lua. O deus criador, era Viracocha e o principal deus era Inti, o deus Sol

Nos rituais religiosos ocorriam sacrifícios de animais que visavam homenagear os deuses ou pedir ajuda para solucionar algum problema, como guerras e secas.

Ciência

Visando controlar o recolhimento de impostos, a contagem de pessoas, alimentos e objetos, os incas criaram o quipo, que nada mais era do que vários barbantes coloridos com nós presos a um cordão principal.

As cores e os nós representavam valores e significados diferentes.

Música dos incas

Os incas usavam a música para homenagear os deuses, a natureza ou para simplesmente se divertirem. O instrumento mais usado era uma espécie de flauta de bambu.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More