Peru – História, capital, mapa, localização, bandeira, economia, recursos

O Peru é um país com população multiétnica devido a vasta história de povos que habitaram a região. Confira a história, economia e outras informações do país.


O Peru é um país da América Latina, com uma cultura típica e paisagens marcantes que são encontradas somente no país, atraindo muitos turistas para essa região.

Além disso, o país é berço de histórias das antigas civilizações, abrigando uma forte carga histórica e cultural.

História do Peru

O país é denominado oficialmente como República do Peru e sua língua oficial é chamada de Castelhano.

O território peruano foi abrigo para civilizações antigas e também foi dominado por Europeus que estabeleceram ali uma colônia. Assim, o território do Peru foi dominado por diferentes grupos.

Civilizações Antigas

Civilização Caral - Peru

Existem indícios de que em, aproximadamente 10 560 a.C, residiu nas terras do Peru a civilização mais antiga do mundo. Esta civilização é chamada de Civilização de Caral, que viveu na costa do Oceano Pacífico. Assim, o povo Caral é responsável por ser o um dos berços de toda a cultura peruana.

A civilização Inca também fez parte da história do Peru, constituindo o maior império da América Pré-Colombiana. Este império se expandiu por toda a América do Sul, se desdobrando desde o sul do Chile até o norte na Colômbia, chegando a 2 milhões de km².

Assim, essa civilização atingiu grande esplendor militar e também se destacou por sua arquitetura que ficou muito famosa como na cidade de Machu Picchu.

Porém, o Império Inca teve seu fim devido a uma epidemia de varíola, entre 1524 e 1526, causando a morte do governante Inca Huayna Capac e de sua família, incluindo herdeiros, o que gerou a queda do império.

Colonização do Peru

Após a queda do grande Império Inca, houve uma guerra civil entre dois irmãos, Atahualpa e Huáscar, para posse do império. Entretanto, em 1532, o povo peruano contou com invasões de Europeus, liderados por Francisco Pizarro, que estabeleceram o domínio Espanhol e a condição de colônia até sua declaração da independência em 1821.

Independência do Peru

José San Martin declarando a Independência do Peru
José San Martin declarando a Independência do Peru

Em 1821, San Martin, um general argentino ativo em campanhas militares e a favor de movimentos independentes, assumiu o comando político-militar do Peru, declarando a independência.

Esse movimento gerou guerras entre a elite local e o Império Espanhol. Os conflitos terminaram apenas em 1824 na Batalha de Ayacucho, com a ajuda de Simon Bolívar e seu exército da libertação, culminando na derrota espanhola. Assim, estabeleceu-se a condição de República do Peru.

Regime de Fujimori

Alberto FujimoriNas eleições de 1990, Alberto Fujimori foi eleito presidente do Peru. Entretanto, ele sofria com forte oposição no Congresso e, em 1992, Fujimori iniciou uma crise constitucional. Isso se deu pois ele utilizou o apoio das forças armadas, dissolveu o Congresso e restringiu a liberdade de imprensa.

Além disso, redigiu uma nova constituição que foi promulgada por ele em 1993. Fujimori permaneceu no poder até 2000, quando renunciou seu cargo após fortes acusações de autoritarismo, corrupção, violação dos direitos humanos e fazer o país passar por uma longa recessão econômica.

Cultura do Peru

Cultura do Peru - Tecidos

A cultura peruana é originária das civilizações andinas que residiram no país, formando um mosaico de culturas. Essas civilizações antigas eram baseadas na agricultura, desenvolvendo técnicas como a irrigação e terraceamento, pecuária de camelos e pesca.

A arquitetura peruana possui monumentos e obras realizadas pelos povos andinos, que hoje são símbolo do cenário histórico. Além disso, os museus são muito importantes como representação da cultura e arte local.

Somado a isso, o artesanato também é muito marcante na cultura local, pois eles produzem tecidos feitos com lã de lhama ou de alpacas, com cores alegres e vibrantes.

Esses tecidos são transformados em ponchos, gorros, mantas, redes, chapéus, sapatos, casacos, entre outros, típicos da região.

Leia também: 17 Comidas Típicas do Peru – Muita pimenta, milho, batata e frutos do mar

Localização do Peru

Localizado na parte oeste da América do Sul, o Peru tem uma porção litorânea banhada pelo oceano Pacífico. Além disso, o país faz fronteira ao sul com o Chile, a leste com a Bolívia e Brasil, e ao norte com Colômbia e Equador.

A capital do país é Lima, sendo esta a cidade mais populosa do Peru.

Informações sobre o Peru

Lima - Peru

A República do Peru possui uma área de 1 285 220 km², sendo o terceiro maior país da América do Sul. Possui o total populacional de 33 105 273 habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) do país representa US$ 503,734 bilhões.

A língua oficial do país é o castelhano, mas são consideradas também algumas línguas cooficiais como Quíchua, Aimará, entre outras nativas.

Quanto a religião, o Peru abrange cerca de 96,3% como cristãos, 2,1% outras religiões e 1,4% são ateus.

Bandeira do Peru

Bandeira da República do Peru

A bandeira do Peru é representada com três linhas verticais, de tamanho igual, com as duas das extremidades vermelhas e a faixa do meio branca.

A cor vermelha faz referência ao estandarte dos Incas e a bandeira do reino de Castela, da Espanha. Já a cor branca simboliza a paz, pureza de sentimentos e justiça.

Recursos naturais do Peru

Mina de mineração em Antamina, San Marcos

O Peru é uma região rica em recursos naturais e sua economia depende das suas matérias primas. Isso se dá pelo fato de que essas matérias primas representam 60% das exportações do país e por isso são essenciais para a economia.

O Peru é um grande produtor de prata, zinco, cobre e ouro. Além disso, é um grande explorador de petróleo e gás.

Economia

A moeda peruana é o sol e o país se encontra em desenvolvimento econômico crescente nos últimos 15 anos. Além disso, representa o maior crescimento econômico na América Latina em 2015 segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Peru é considerado um país emergente, com um índice de Desenvolvimento Humano de 0,759, considerado alto, e o PIB nominal de US$ $7,007, ambos de 2018.

Os serviços informais e as exportações são as partes mais significativas para sua economia.

A produção agrícola do país tem como principais produtos: alcachofra, manga, café, açúcar, aspargos, batata, banana e pimentão.

Além disso, a indústria do país tem como destaque a produção de farinha e óleo de peixe, sendo o Peru o segundo país que mais pesca do mundo.

Somado a isso, há a fabricação de produtos têxteis, bebidas, produtos químicos, conservas vegetais, etc. Também se destaca a indústria de exportação de minerais que representa 23% de todas as exportações do país.

População do Peru

O Peru possui muitos grupos populacionais ao longo dos anos e por isso possui uma formação multiétnica.

Com isso, foi feita uma pesquisa de estudo do material genético da população, realizado pela Universidade de Brasília em 2008. O resultado estabeleceu a seguinte composição: 73% indígena, 15-10% europeia e 11,9% africana.

Segundo estudos de etnia do Instituto Nacional de Estadística e Informática (INEI), a população se classifica como 59,5% mestiça, 22,7% quíchua,2,7% aymara, 1,8% amazônicos, 1,6% negra/parda, 4,9% branca e 6,7% se consideram de outras etnias.

O país possui mais de 33 milhões de habitantes, segundo um senso de 2019, sendo o quinto país mais populoso da América do Sul.

A distribuição populacional pelo país acontece com 72,2% vivendo em área urbanas e 27,8 vive em regiões rurais. Além disso, 55% da população vive na costa do país e 45% nas regiões amazônica e andina.

Quanto às taxas de natalidade e mortalidade são, respectivamente, 20,48% e 6,23%.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More