Os macrófagos são células do sistema imunológico humano que atuam na defesa do organismo. Eles podem ser encontrados nos tecidos conjuntivos, possuem formato irregular, citoplasma abundante e têm pseudópodes.
Função dos macrófagos
A função dos macrófagos é realizar a fagocitose de organismos invasores e de células danificadas e envelhecidas, restos de células e partículas inertes, sem vida.
Os macrófagos podem ter outras funções e outros nomes dependendo do local onde se encontram, no entanto, todos eles realizam fagocitose.
- Macrófagos alveolares: estão localizados nos pulmões e atuam contra agentes estranhos e microrganismos que adentrem o corpo por vias respiratórias.
- Células de Kupffer: localizadas no fígado atuam removendo células velhas e destruindo bactérias.
- Células mesangiais: estão presentes nos rins e fagocitam substâncias estranhas.
- Micróglia: presentes no sistema nervoso, atuam na defesa das células nervosas.
- Histiócitos: estão localizadas no tecido conjuntivo e fagocitam células invasoras.
- Osteoclastos: localizadas no tecido ósseo e atuam na remodelação óssea.
Funcionamento dos macrófagos
Os macrófagos produzem substâncias que induzem a formação de células que participam de processos inflamatórios e imunitários, são eles que iniciam o processo inflamatório.
Eles eliminam as células destruídas durante a inflamação e enviam mais células para ajudar no processo de cura daquela inflamação.
Os macrófagos são as células que recrutam o sistema imunológico para atuar contra o agente invasor do organismo, que está causando a infecção.
Origem dos macrófagos
Os macrófagos se originam dos monócitos, que são células presentes na corrente sanguínea, formadas pela medula óssea. Os monócitos são levados para o local onde estão sendo recrutados e lá se diferenciam em macrófagos.
Com o aumento de macrófagos, também aumentam os lisossomos, e isso reforça a capacidade de realização da fagocitose.
Macrófagos e neutrófilos
Os neutrófilos são um tipo de leucócitos que também estão envolvidos na resposta aos processos inflamatórios e no sistema imunológico. Eles são produzidos apenas quando necessário e duram pouco tem no corpo, seis horas no sangue e dois dias no tecido conjuntivo.
Os macrófagos e os neutrófilos atuam de forma parecida e realizam fagocitose de microrganismos e partículas estranhas nos locais de inflamação.
Veja também:
- Sistema muscular
- Sistema digestório
- Células do corpo humano
- Tecidos do corpo humano
- Órgãos do corpo humano
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.