Odin – O deus da cura, da vida e da morte na mitologia nórdica

Odin, pai de Thor, tem entre os seus poderes a visão do futuro, do destino e do passado da humanidade. Além disso, pode cegar e deixar surdo quem combater.

Odin é o deus nórdico da cura, da vida e da morte. A sua nomenclatura na mitologia nórdica traduz o furioso, violento e louco. Porém, em outra perspectiva, detém uma conotação positiva de alma, sensibilidade e sabedoria.

Disso, surge ambas as conexões de seu papel como deus da guerra e deus da poesia.

Odin é o mais poderoso dos deuses de Asgard e o dia de quarta-feira é considerado como o dia de Odin.

O seu mito foi popularizado pela Europa, sendo denominado como Wotan na mitologia germânica.

A representação de Odin

Odin

Odin é representado como um senhor idoso, de longas barbas grisalhas, às vezes vestido como um simples peregrino e em outros momentos com a sua arma de guerreiro.

Ele possui apenas um olho por ter sacrificado para Mimir, tendo como retribuição beber do poço de Mimir, adquirindo a sua sabedoria.

O deus nórdico não precisa se alimentar, apenas bebe vinho e hidromel (licor especial). Os alimentos oferecidos para si, são doados para os seus lobos.

Odin está sempre acompanhado de dois corvos, Huginn (pensamento) e Muninn (memória). Eles trazem notícias para ele todas as manhãs.

Ele também possui dois lobos, Geri (o voraz) e Freki (o ganancioso), que o acompanham quando ele caminha pelo mundo afora.

O deus porta uma lança mágica que sempre acertará o seu alvo e retornará às suas mãos, chamada Gungnir. Além disso, porta o anel de ouro mágico, o Draupnir.

Por fim, Odin foi presenteado por Loki com o cavalo mágico e o mais bonito dos cavalos, o Sleipnir.

A família de Odin

Odin é neto de Buri, o pioneiro Aesir. Os seus pais são Bestla e Bor, tendo como irmãos Vili e Ve.

O deus nórdico se casou com Frigga e foi pai da uma diversidade de deuses, tais como Thor, Baldr, Vali, Hoder, Njord, Herod, Bragi, Tyr, Heindal, Vidor, assim como as Valquírias.

Os poderes de Odin

Entre os poderes de Odin, está o fato de que ele pode cegar, deixar surdo ou atormentado aqueles que combater, ainda que poucas vezes isso aconteça.

Ele consegue construir as armas fracas ou modificar os homens, os deixando fortes como um urso e se transformarem Berserk.

Além disso, o deus nórdico detém o poder de previsão do futuro, vendo o destino dos seres humanos, assim como o seu passado.

Inclusive, há os que se sacrificam ou lhe dão presentes, apenas com o intuito de conseguir informações sobre as batalhas futuras.

Ainda, por meio de sua memória ou dos outros, ele consegue viajar para as terras remotas.

E o pior, consegue transmitir doenças para as pessoas e até mesmo ocasionar a morte.

Algumas curiosidades

Odin em Thor

  • Odin e os demais deuses nórdicos seguem de inspiração para filmes cuja trilogia gira em torno de Thor;
  • A marca Samsung criou um software com o nome de Odin;
  • Gandalf, personagem da série O Senhor dos Anéis foi inspirado em Odin.

Leia outros artigos da série:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More