Plano de aula – Conhecendo os animais da minha região – 3º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula para que os alunos entendam as características dos animais nativos da região em que vivem.

Os animais podem coexistir em vários habitats, entretanto alguns vivem em apenas um local em que ele possui moradia e alimentação disponível.

Animais que são oriundos de uma localidade podem ser chamados também de animais nativos, sendo eles silvestres ou domésticos.

É importante ressaltar que os animais nativos podem viver em outros locais, o lobo-guará, por exemplo, é nativo do Brasil, mas pode ser encontrado em outros países.

Nessa aula, os alunos entenderão que existem animais que só vivem em uma determinada região e aprenderão quais são os animais que vivem no local onde moram.

Você pode salvar esse plano de aula sobre os animais de cada região em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – Conhecendo os animais da minha região

TEMA: Animais nativos da região.

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas

OBJETIVOS:

  • Realizar uma pesquisa sobre a fauna do local onde se vive.
  • Conhecer o modo de vida dos animais regionais: o que comem, onde vivem, como se reproduzem.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Quadro e giz/pincel
  • Figuras de animais nativos e exóticos da região

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Comece a primeira aula explicando para os alunos que existem muitos animais que são específicos de cada região do país ou do mundo porque eles possuem características favoráveis à sobrevivência que foram evolutivamente selecionadas.

Questione os alunos se eles conhecem girafas, elefantes, pinguins, baleias (cite animais que fazem sentido para o local onde vivem) e por que eles não vivem na região.

Explique o conceito de fauna regional e animais nativos, e peça para que eles façam uma pesquisa sobre os animais que vivem na região.

Os alunos devem fazer em casa um trabalho com uma breve introdução, a lista de animais que vivem na região onde moram e pesquisar a alimentação de cada um deles. No final deve haver uma página em branco que será utilizada em sala de aula.

Aula 2

Na segunda aula, peça aos alunos para pegar a pesquisa que fizeram e deixe que alguns leiam a introdução para os colegas.

Façam juntos uma lista de animais da região no quadro. Coloquem o local onde esses animais moram, o que eles comem e com quais outros eles interagem.

Discutam se os animais que foram pesquisados também vivem em outras regiões.

No debate, levante questões como o clima parecido e disponibilidade de alimentos nos diferentes locais.

Peça a cada aluno que escreva no final da sua pesquisa uma breve conclusão acerca do que eles aprenderam sobre os animais da região em que moram.

AVALIAÇÃO:

Essa aula pode ser avaliada através da participação dos alunos em sala e da pesquisa realizada em casa. Recolha os trabalhos ao final da aula.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.