Plano de aula – Descobrindo a história do calendário – 2º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula: "Descobrindo a história do calendário" que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 2° ano do ensino fundamental!
A história do calendário surgiu ao mesmo tempo em que o ser humano se deparou com a necessidade de organizar e sistematizar o tempo.
O desenvolvimento da agricultura, base da alimentação do homem há milhares de anos, também se deve ao registro e acompanhamento disponibilizado pelo calendário.
Há historiadores que afirmam que ele se originou com um dos povos que habitaram a Mesopotâmia, os sumérios, por volta de 2700 a.C.
Compreendendo a importância de estudar a história desse instrumento que faz parte da vida do ser humano há tanto tempo, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre a história do calendário, direcionado para turmas do 2° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Descobrindo a história do calendário
TEMA: Descobrindo a história do calendário
ANO: 2° ano do ensino fundamental
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Mostrar a importância do calendário para o ser humano;
- Provocar o interesse do estudante para o tema;
- Reconhecer que o calendário faz parte da nossa vida;
- Trabalhar a atenção e a memória do estudante.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro escolar
- Giz ou pincel para quadro
- Folha com o calendário impresso
- Lápis de cor
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Inicie a aula perguntando aos estudantes qual é o dia do mês, o dia da semana, o mês e o ano que vocês estão. À medida que eles forem respondendo, escreva as informações no quadro.
Quando eles disserem o dia, pergunte quais algarismos você deve escrever no quadro para caracterizar o dia. Quando passar para o dia da semana, pergunte quais letras você deve usar para escrevê-lo. Use a mesma metodologia com o mês e o ano.
Pergunte aos estudantes quantos meses existem em 1 ano e se eles sabem qual é o nome do primeiro mês. Depois os indague qual é o nome do último mês do ano.
Feito isso, pergunte se eles sabem os nomes de todos os meses. Nesse momento, é muito provável que eles não citem a ordem correta. Sendo assim, não os corrija de imediato.
Deixe que eles vão dizendo e você vai escrevendo no quadro os nomes dos meses com o auxílio dos estudantes, independente se a ordem está correta ou não.
Nesse momento, use a mesma metodologia do início, peça que eles soletrem as palavras que você escreverá no quadro.
Depois de escrever os nomes dos meses, leia-os com a turma.
Em seguida, entregue aos estudantes uma folha que contenha o calendário referente ao ano em que vocês estão.
Peça que selecionem um lápis de cor e circulem o ano, o mês e o dia da semana. Dê um tempo para que investiguem sozinhos. Caso algum aluno não consiga, auxilie-o.
Feito isso, peça aos estudantes para contarem quantos meses compõem o ano. Para isso, solicite que escolham outra cor entre os lápis de cor e diga-lhes para marcar os meses à medida que foram os contando.
Quando terminarem, pergunte quantos meses são no total e quais algorismo vocês utilizaram para caracterizar essa quantia.
Em seguida, leia com a turma os meses do ano na ordem correta. Depois, direcione-se ao quadro e pergunte se os nomes dos meses que eles informaram estão na ordem certa.
Se estiver, parabenize-os! Se não, escolha um estudante da turma e peça para que ele reorganize os meses no quadro da forma como está no calendário.
Feito isso, revise com os alunos o que eles aprenderam nessa aula.
Aula 2
Inicie a segunda aula com uma breve revisão da anterior. Em seguida, pergunte se eles fazem alguma ideia de como o calendário surgiu, quem o inventou.
Diga que atualmente existem diversos calendários em todo o mundo. Seria interessante selecionar imagens para caracterizar os calendários existentes.
Comece a contar a história do nosso calendário. De onde ele veio, quem o criou, em qual ano e por que ele foi feito.
Em seguida, aplique uma atividade aos estudantes. Selecionamos algumas para que você possa escolher a que mais se encaixa na sua turminha!
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
Atividade 4:
Atividade 5:
Veja mais em:
- Plano de aula Brincadeiras do folclore – Resgatando brincadeiras folclóricas
- Plano de aula – Convivência na escola – 1° ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Brinquedos e brincadeiras de outros lugares – 1º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.