População da Região Nordeste – Demografia, urbanização e longevidade

O Nordeste é composto por uma extensa área litorânea. Apesar isso, possui uma baixa densidade demográfica. Saiba mais sobre a população do Nordeste.

0

A Região Nordeste é a responsável pela ocupação da maior costa litorânea do país. Composta por nove estados, possui um território de 1.554.291.607 Km², o que corresponde a cerca de 18,27% do território brasileiro.

A região foi a primeira a ser economicamente explorada. Dessa forma, o desmatamento da região fez com que a maior parte da extensão da Mata Atlântica fosse findada e, assim, surgisse a implantação de outras culturas, como cacau e cana-de-açúcar.

O Nordeste possui quatro sub-regiões, que são desenvolvidas segundo os aspectos de cada uma. As sub-regiões do Nordeste são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

A região é a segunda mais populosa do país. Apesar disso, sua densidade demográfica é baixa e isso é o resultado da extensa área territorial, ou seja, enquanto existem áreas bem povoadas, como a Zona da Mata e Agreste, outras possuem densidades demográficas bem baixas, como Sertão e Meio-Norte.

Confira agora os dados da população da Região Nordeste brasileiro.

Região Nordeste: Demografia

O Nordeste possui a segunda maior população do país, ficando atrás apenas da Região Sudeste. Essa desregularidade acontece pela forma em que acontece a distribuição demográfica nos estados.

A densidade demográfica da região reflete em cerca de 34,1 habitantes por quilômetros quadrados. Essa população se concentra, principalmente, nos grandes centros urbanos, que correspondem às áreas litorâneas.

Os estados mais populosos do Nordeste são: Bahia (24,8 habitantes por km²), Pernambuco (89,6 habitantes por km²) e Ceará (56,7 habitantes por km²), que correspondem a cerca de 60% do total.

Região Nordeste: Urbanização

O processo de urbanização do Nordeste iniciou no período colonial. Essa região foi a primeira do país a se urbanizar, já que contou com as primeiras atividades econômicas brasileiras. No período, inclusive, foi consolidada o chamado “Nordeste Açucareiro“, que se referia às atividades de cana-de-açúcar.

Além disso, houve o “Nordeste algodoeiro-pecuarista“, que se intensificou no Agreste e no Sertão, e ainda o “Nordeste cacaueiro” que proporcionou o crescimento da Bahia, principalmente das cidades de Itabuna e Ilhéus.

Ao longo das décadas, a economia nordestina foi decaindo e no mesmo período, a do sudeste foi crescendo. Com isso, os sertanejos partiram para locais que contavam com a economia mais desenvolvida, se livrando da seca e fome.

Atualmente, o nordeste ainda conta com um intenso processo de urbanização, que é formado pela população que precisa migrar para territórios como Salvador, Fortaleza, Recife e Natal, os grandes centros urbanos da região.

Dessa forma, pela falta de recursos, encontram abrigos em locais marginalizados e com falta de infraestrutura. Por isso, esses habitantes sobrevivem precariamente, tornando a região uma das mais desiguais do país.

Região Nordeste: Estados

O Nordeste é composto por nove estados, sendo:

Dos estados da região Nordeste, o maior é a Bahia, que conta com 564.692 Km². Ele se localiza ao sul da região e faz divisa com oito estados. Além disso, o território baiano é conhecido como o sexto mair estado brasileiro em riqueza.

Região Nordeste: Maiores Cidades

De acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os maiores municípios nordestinos, em população, são:

  • Feira de Santana (BA) – 614.872;
  • Campina Grande (PR) – 409.731;
  • Caruaru (PE) – 361.118;
  • Petrolina (PE) – 349.145;
  • Vitória da Conquista (BA) – 338.480.

Região Nordeste: Expectativa de vida

O nordeste possui a menor expectativa de vida do país, que corresponde a 70 anos. Apesar disso, a região demonstrou melhoras em outros aspectos, como na diminuição da taxa de mortalidade infantil, que reduziu em 67% do período de 1996 a 2006. Esses resultados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.