Quando é o Dia dos Pais? Saiba mais sobre essa data comemorativa
Criado para homenagear a figura paterna, o Dia dos Pais é comemorado em datas diferentes de um país para outro.
O pai é uma figura de extrema importância no desenvolvimento da personalidade e identidade de uma criança, tanto em relação aos aspectos sociais quanto emocionais.
Muito mais que uma data comercial, o Dia dos Pais é uma ocasião especial para homenagear e expressar todo o amor e gratidão a eles, que são tão importantes em nossas vidas.
No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Sendo assim, em 2020, o Dia dos Pais será no dia 9 de agosto.
Saiba mais sobre o significado desta data e quando ela é comemorada no Brasil e no mundo.
Origem do Dia dos Pais
A data teve origem nos Estados Unidos. No dia 6 de dezembro de 1907, ocorreu uma explosão em uma mina de carvão na cidade de Monongah, na Virgínia. A maior parte das vítimas, mais precisamente 250 delas eram pais.
Em 5 de julho do ano seguinte, foi realizada uma celebração na Igreja Metodista de Fairmont para homenagear os pais que faleceram na tragédia. A cerimônia tinha o objetivo de ressaltar a importância da figura paterna na vida das crianças.
Esse é o primeiro registro relacionado a uma comemoração similar ao Dia dos Pais. Entretanto, sua repercussão ocorreu apenas localmente, e a data não se tornou oficial.
Houve celebrações em outras localidades americanas nos anos seguintes com o intuito de homenagear os pais. Da mesma forma, nenhuma delas foi reconhecida oficialmente, apesar das inúmeras tentativas de implementar o Dia dos Pais.
Somente em 1966 a data se tornou oficial. O então presidente, Lyndon Baines Johnson (1908–1973), determinou que o Dia dos Pais seria comemorado anualmente no terceiro domingo de junho.
Em 1972, o presidente Richard Nixon (1913–1994), por fim, assinou o decreto que estabelecia a data como feriado nacional fixo.
Dia dos Pais no Brasil
Enquanto o Dia das Mães já era comemorado no Brasil desde 1932, o Dia dos Pais só foi instituído no país na década de 50.
A principal motivação para marcar a data no calendário brasileiro era comercial. Foi uma sugestão do publicitário e diretor do Jornal e da Rádio Globo, Sylvio Behring, como iniciativa para atrair anunciantes.
A primeira comemoração de Dia dos Pais no Brasil foi em 16 de agosto, em homenagem ao Dia de São Joaquim, que, de acordo com a Igreja Católica, é o patriarca da família.
Anos mais tarde a data foi oficialmente transferida para o segundo domingo de agosto. O Dia dos Pais se consolidou e ganhou força comercial somente a partir dos anos 70.
Dia dos Pais pelo mundo
A data de comemoração do Dia dos Pais varia de um país para outro. Naqueles com forte influência da Igreja Católica, a data coincide com o Dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo, comemorado em 19 de março. É o caso de Itália, Espanha e Portugal.
Na Rússia, o Dia dos Pais é celebrado em 23 de fevereiro. Na Tailândia, a data escolhida foi 5 de dezembro. Já a Romênia comemora os pais na mesma data em que nós, brasileiros, celebramos o Dia das Mães, ou seja, no segundo domingo de Maio.
Entretanto, a data mais comum para a comemoração do Dia dos Pais é o terceiro domingo de junho. Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Chile e Grécia são exemplos dos mais de 70 países que adotaram a data sob influência de sua origem americana.
Leia também:
- Os melhores poemas para o Dia dos Pais
- História do Dia Dos Pais nos Estados Unidos, Brasil e outros países
- 40 Atividades para o Dia dos Pais para Imprimir
- Lembrancinhas para o Dia Dos Pais
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.