Datas comemorativas de agosto

Agosto é o oitavo ano do mês e apresenta diversas datas comemorativas com assuntos relevantes. Para saber mais, confira este artigo!

Durante todo o ano, as datas comemorativas celebram e conscientizam sobre os mais diversos temas.

Há datas muito conhecidas mundialmente, como o Natal ou Ano Novo, e outras menos, mas que tratam de assuntos muito importantes, como educação, cultura e direito à moradia.

Algumas dessas datas são móveis, ou seja, variam de acordo com o ano. O Dia dos Pais, por exemplo, ocorre no segundo domingo de agosto.

Para conhecer as datas comemorativas de agosto, confira!

Datas comemorativas de agosto

1º de agosto

O Dia Nacional do Selo é comemorado em homenagem ao lançamento do Olho-de-Boi, primeiro selo a ser emitido no Brasil, em 1843. Além disso, o país foi o segundo do mundo a lançar um selo.

2 de agosto

Dia do início da Semana da Cultura Nordestina.

3 de agosto

Dia do Capoeirista e Dia do Tintureiro. A capoeira é uma herança cultural muito importante para a história não só das pessoas negras brasileiras, como para todo o Brasil.

4 de agosto

Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer.

5 de agosto

O Dia Nacional da Saúde foi instituído por meio do Decreto-lei de número 5352, no dia 8 de novembro de 1971, para conscientizar a população acerca do valor da saúde. Sendo assim, o dia foi escolhido em homenagem a Oswaldo Cruz, figura importante na saúde brasileira.

6 de agosto

Dia Interamericano do Escotista e Dia Nacional dos Profissionais da Educação. O Dia Nacional dos Profissionais da Educação foi criado pela lei 13.054/2014, que visa enaltecer esse setor essencial da sociedade que merece reconhecimento.

7 de agosto

Dia Estadual da Lei Maria da Penha e Dia Nacional do Documentário Brasileiro. O Dia Estadual da Lei Maria da Penha foi instituído no dia da criação da lei, em 2007, com a intenção de conscientizar sobre a realidade da violência contra a mulher, assim como punir aqueles que cometem esse crime.

8 de agosto

Dia dos Pais, Dia do Pároco e Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

Dia dos Pais é uma data móvel. Em 2021, ele será celebrado no dia 8. Já nos anos seguintes, ocorrerá em dias diferentes.

9 de agosto

Dia Internacional dos Povos Indígenas. Neste dia, é relembrada a primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982.

Os assuntos levantados são acerca da qualidade de vivência dos povos originários.

10 de agosto

Dia da Solidariedade Cristã e Dia Internacional do Biodiesel. O biodiesel é considerado uma fonte de energia ecológica, uma vez que é produzido por fontes limpas e renováveis como óleos vegetais e gordura animal.

11 de agosto

Dia da Televisão, Dia do Advogado, Dia do Estudante, Dia do Garçom e Dia Internacional da Logosofia.

No Brasil, a televisão é comemorada no dia 11 de agosto no Brasil em homenagem à padroeira Santa Clara de Assis, declarada desde 1958 pelo Papa Pio XII. Contudo, o Dia Nacional da Televisão foi instituído no dia 18 de setembro, através da Lei 10.255 de 9 de julho de 2001, como recordação da primeira transmissão.

12 de agosto

Dia Internacional da Juventude e Dia Nacional das Artes. O Dia Internacional da Juventude foi criado por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999.

13 de agosto

Dia do Economista. Um economista visa compreender como a sociedade produz, consome e distribui bens materiais e serviços.

14 de agosto

Dia do Cardiologista. A cardiologia é a área da medicina que estuda as doenças e o funcionamento do coração e demais componentes do sistema circulatório.

15 de agosto

Assunção de Nossa Senhora, Dia da Informática e Dia dos Solteiros.

16 de agosto

Dia do Filósofo. A filosofia estuda questões gerais e específicas sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem.

17 de agosto

Dia do Patrimônio Histórico Nacional e Dia Nacional da Construção Social. Um patrimônio histórico nacional é um bem móvel ou imóvel que possui imenso valor para a história do país.

18 de agosto

Dia da Revolução Cultural, Dia do Estagiário e Dia Mundial da Libertação Humana. A Revolução Cultural, ou Grande Revolução Cultural Proletária, teve início neste dia no ano de 1966 e se encerrou com a morte de Mao Tse Tung em 1976, representando um marco importante da história chinesa.

19 de agosto

Dia Mundial da Fotografia, Dia do Artista de Teatro e Dia Nacional do Ciclista.

20 de agosto

Dia dos Maçons. Neste dia, em 1822, aconteceu uma reunião histórica entre as Lojas de Maçonaria Comércio e Artes e União e Tranquilidade, na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo realizou um discurso pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

21 de agosto

Dia do Início da Semana Nacional da Criança Excepcional e Dia Nacional da Habitação.

A habitação é um direito humano, porém, no Brasil, em apenas 10 anos, o déficit de moradias aumentou 7%, atingindo cerca de 7,78 milhões de unidades habitacionais em 2017, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

22 de agosto

Dia do Folclore e Dia do Supervisor Escolar. O folclore está presente em toda sociedade, sendo um meio de registrar os costumes e história do povo.

23 de agosto

Dia da Injustiça. Neste dia, é discutida a necessidade de combater a injustiça, elemento comum na sociedade.

24 de agosto

Dia da Infância, Dia de São Bartolomeu e Dia dos Artistas.

25 de agosto

Dia do Feirante e Dia do Soldado.

26 de agosto

Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Dia Internacional da Igualdade da Mulher.

O Dia Internacional da Igualdade da Mulher foi criado como celebração da luta feminina e a conscientização da necessidade de promover igualdade econômica, política e social entre os gêneros.

A data foi escolhida como homenagem à 19ª emenda estadunidense, que permitiu o voto às mulheres norte-americanas, fato que ocorreu 53 anos antes da instituição da data comemorativa.

27 de agosto

Dia do Corretor de Imóveis e Dia do Psicólogo.

28 de agosto

Dia da Avicultura e Dia dos Bancários. A avicultura é o ramo da zootecnia dedicado à criação de aves.

29 de agosto

O Dia Nacional do Combate do Fumo foi criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, com o objetivo de controlar o tabagismo como problema de saúde coletiva.

30 de agosto

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

31 de agosto

Dia da Nutricionista. A nutrição é o estudo da forma que os organismos absorvem os nutrientes e a melhor forma de promover a saúde por meio da alimentação.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More