As bactérias são organismos procariontes, unicelulares e podem viver livres ou em colônias. Elas podem oferecer muitos benefícios ao nosso planeta, entretanto, também causa muitas doenças.
Preparamos uma lista de questões discursivas sobre bactérias para que você possa testar seus conhecimentos sobre esses seres microscópicos.
Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!
Questões discursivas sobre bactérias
1) (FUVEST) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.
2) (PUCCAMP-SP) Nas bactérias, existe um processo de transmissão genética denominado transdução. No que consiste esse processo?
3) Cite 5 características que permitem a um pesquisador identificar uma bactéria.
4) (UFOP) Em 1928, Griffith fez uma experiência procurando desenvolver um meio de combater a pneumonia. Nesse ensaio, ele injetou pneumococos em quatro grupos de camundongos, da seguinte maneira:
I – no grupo 1, pneumococos capsulados vivos;
II – no grupo 2, pneumococos não capsulados vivos;
III – no grupo 3, pneumococos capsulados mortos pelo calor;
IV – no grupo 4, pneumococos capsulados mortos e pneumococos não capsulados vivos.
Em pouco tempo, ele observou que os animais dos grupos II e III permaneceram vivos, enquanto os dos grupos I e IV morreram. Explique seus resultados.
5) Em laboratório, um pesquisador conseguiu isolar uma forma de vida responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória altamente contagiosa e de difícil tratamento. Ao observá-la no microscópio eletrônico, viu que tratava-se de uma bactéria. Quanto a forma de nutrição, tal bactéria seria corretamente classificada como um indivíduo autótrofo ou heterótrofo? Justifique.
6) Surtos epidêmicos de peste bubônica já dizimaram grandes populações em diferentes períodos da história da humanidade, o mesmo acontecendo com outras doenças, como a gripe espanhola, durante a Segunda Guerra Mundial, tuberculose, cólera, dengue e a sua complicação mais severa: a dengue hemorrágica, que vem infectando milhares de crianças todos os anos nas regiões tropicais do oeste do Pacífico e sudeste da Ásia, aumentando ainda nas regiões quentes das Américas. Com base no texto e em conhecimentos correlatos, responda: Qual(is) dessas doenças não pode(m) ser tratada(s) com antibióticos? Justifique.
7) Que estrutura da bactéria poderia justificar a dificuldade apresentada no tratamento de doenças que são provocadas por ela? Explique.
8) (FUVEST) Cite duas formas de reprodução das bactérias.
9) Caracterize o núcleo de uma bactéria.
10) (UNICAMP) Um agricultor resolveu uma pequena parte de seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho. Colheu um pouco de feijão, mas o milho não produziu praticamente nada. Consultou um técnico que lhe sugeriu, após a análise do solo, que plantasse no terreno uma leguminosa não comestível, conhecida como “feijão-de-porco”. Essas plantas, depois que dessem frutos, deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho do ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantasse uma leguminosa e por que a planta, depois de cortada, deveria ser incorporada ao solo?
Resposta da questão 1
Não. A bactéria não apresenta núcleo organizado. Seu material genético (DNA) está disperso no citoplasma. Não há carioteca, nem nucléolos.
Além do DNA principal contido no nucleoide, ela possui outros segmentos de DNA circular formando os plasmídeos.
Resposta da questão 2
Transdução é a transferência de material genético de uma bactéria para outra, por meio de vírus (bacteriófagos).
Resposta da questão 3
As características que permitem identificar uma bactéria são:
1- Célula procariótica;
2- Presença de parede celular;
3- Mesossomo;
4- Nucleoide circular, plasmídio;
5- Fímbrias.
Resposta da questão 4
A presença de cápsula confere maior patogenicidade às bactérias, pois camundongos que receberam pneumococos não capsulados vivos e pneumococos capsulados mortos pelo calor sobreviveram.
Aqueles que receberam pneumococos capsulados vivos, morreram.
Os pneumococos não capsulados vivos foram transformados em pneumococos capsulados (transformação bacteriana) pela absorção de fragmentos de DNA dos pneumococos capsulados mortos pelo calor, passando a produzir a cápsula.
Resposta da questão 5
Tal bactéria seria classificada como um indivíduo heterótrofo, pois trata-se de um organismo parasita.
Seres autótrofos produzem o próprio alimento, não necessitando retirá-lo de tecidos de outros organismos vivos.
Resposta da questão 6
Gripe espanhola e dengue não podem ser tratadas com antibióticos, pois são doenças causadas por vírus e antibióticos não atuam sobre vírus.
Resposta da questão 7
A presença da cápsula aumenta a patogenicidade da bactéria por permitir que a mesma escape dos mecanismos de defesa do sistema imunológico.
E a presença do plasmídeo que contém genes de resistência que dificultam ou impedem a ação de certos antibióticos.
Resposta da questão 8
As bactérias possuem duas formas de reprodução: assexuada e sexuada.
Reprodução assexuada por divisão simples ou bipartição. Reprodução sexuada por conjugação, transdução ou transformação.
Resposta da questão 9
As bactérias não possuem o núcleo individualizado, ou seja, elas não possuem uma membrana nuclear envolvendo o material genético.
Resposta da questão 10
As leguminosas são de uma família de plantas que possuem a característica de fixar o nitrogênio atmosférico no solo.
Isso é possível graças a sua relação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio. Portanto, o plantio do feijão-de-porco disponibilizaria mais nutrientes (nitrito e nitrato) para o solo. E a decomposição dessas plantas poderiam servir como adubação verde.
Clique aqui para salvar essa lista de questões discursivas sobre bactérias em PDF!
Leia também:
- Lista de exercícios sobre o Reino Animalia
- Lista de exercícios sobre cadeias alimentares
- Lista de exercícios sobre relações ecológicas intraespecíficas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.