Sistema tegumentar
Continue lendo para conhecer o sistema que reveste todo o corpo dos animais.
O sistema tegumentar é o conjunto de estruturas que revestem externamente o corpo dos animais, ou seja, a pele e os anexos como unhas, cabelos, pelos, glândulas e receptores sensoriais.
Função do sistema tegumentar
O sistema tegumentar é o responsável por revestir o corpo e os órgãos, protegendo-os contra os choques mecânicos, atritos, perda de água, invasão de microrganismos e absorção de radiação ultravioleta.
Além disso, o sistema tegumentar atua na síntese da vitamina D, na termorregulação, na excreção de íons, secreção de lipídios, produção de leite dos mamíferos e nas percepções sensoriais como o tato, a temperatura, a pressão e as dores.
Composição do sistema tegumentar
O sistema tegumentar é composto pelas camadas da pele e seus anexos, que são os pelos, unhas, cabelos, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias.
A pele é o maior órgão do corpo humano e, apesar de ser um órgão compactado, é composta por camadas chamadas de epiderme e derme.
A espessura e textura da pele muda de acordo com a região analisada, a planta dos pés possui um revestimento mais espesso e constituído por várias camadas do que a pele do rosto.
Epiderme
A epiderme é a camada mais externa composta por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, com células que podem ter diferentes formatos e funções.
As células epidérmicas são produzidas nas camadas mais internas e se movem para cima. Quando atingem a camada mais superficial as células são compostas por células achatadas e mortas.
Essa camada mais externa é chamada de córnea e é eliminada periodicamente para a renovação celular, é isso que ocorre nos animais que trocam de pele, como as cobras, ou que eliminam placas e escamas, como os mamíferos e os peixes.
Derme
A derme é composta por epitélios de tecido conjuntivo fibroso, possui vasos sanguíneos, vasos linfáticos, terminações nervosas e fibras musculares lisas.
A espessura da derme é muito variável. Ela está localizada entre a epiderme e a hipoderme (conhecida também como tecido subcutâneo).
A superfície que fica em contato com a epiderme é bastante irregular com projeções da derme chamadas de papilas dérmicas e, também, projeções da epiderme para a derme, chamadas de cristas epidérmicas.
Esses dois tipos de projeções servem para aumentar a área de contato entre a epiderme e a derme, conferindo maior resistência à pele.
Anexos da pele
Confira quais são os anexos da pele:
São do tipo exócrinas, que secretam substâncias na superfície da epiderme, que podem ser toxinas, óleos, ceras, muco ou leite dos mamíferos.
Pelos e cabelos
Estruturas de queratina finas e flexíveis que ficam presos pelos folículos pilosos, podem ser pigmentados de melanina e tem função tátil e de aquecimento corporal.
Estruturas finas que possuem muitas camadas de células mortas, na parte que fica em contato com o ar, e recobrem a parte de cima das extremidades dos dedos.
Receptores sensoriais
São ramificações de fibras nervosas que possuem funções táteis e são capazes de receber estímulos e sensações.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.