Vali, deus da vingança na Mitologia Nórdica – História, família e representação
Vali é um deus da Mitologia Nórdica. O principal motivo de seu nascimento, foi vingar a morte de seu irmão, Balder, o filho amado de Odin.
Vali é um deus da mitologia nórdica que nasceu com o intuito de vingar a morte de seu meio-irmão Balder, que foi morto pelo deus cego Hodi, depois de ser enganado por Loki. O deus é filho de Odin e da princesa (giganta ou deusa) Rinda.
Em algumas versões da história, acredita-se que Loki é o pai de Vali. Geralmente, Vali é representado por um arqueiro e as suas flechas são raios de luz. Além disso, o deus representa a luz do dia, que se torna mais forte com o fim do inverno. Confira a história do deus Vali.
História do deus Vali
A história do deus Vali começa com Balder, o filho amado de Odin, que passou a ter muitos pesadelos atormentadores. Em busca de explicações, Odin viajou até Nifheim, onde conheceu uma vidente que explicou as causas dos sonhos assustadores.
Segundo a vidente, Balder seria morto e um dos filhos de Odin vingaria essa morte, matando o assassino, que seria Hod (deus cego, também filho de Odin). Porém, esse tal filho ainda não teria nascido e a vingança seria realizada na noite de seu nascimento. O ato seria efetuado com o recém-nascido ainda sujo e com cabelos desgrenhados.
Assim que a profecia foi anunciada, Odin enviou o mensageiro dos deuses (Hermod) até um mago, para que conseguisse mais informações. Mas, não foi tão fácil convencer o mago, que precisou ser ameaçado por Hermod para aceitar o pedido.
O mago teve visões e descobriu que a mãe do próximo filho de Odin seria a princesa Rinda, filha rei dos rutenos, Billing. Com essa descoberta, Odin se direcionou para onde vivia a princesa e fez de tudo para se casar com ela, inclusive enfeitiçá-la.
Nove meses depois, nasceu Vali, que apenas em uma noite, cresceu e se tornou um homem adulto. O recém-nascido foi à direção de Asgard. Com seus cabelos desgrenhados e ainda sujo, matou Hod com a flecha a aljava que carregava, vingando, assim, a morte de Balder.
Família de Vali
Confira a família de Vali:
- Mãe: princesa, gigante ou deusa (informação incerta), Rinda;
- Pai: Odin, conhecido como o pai de todos;
- Irmãos: Thor, Balder, Hod, Njord, Herod, Bragi, Tyr, Heindal, Vidor, e as Valquírias.
Leia também:
- Vidar, o silencioso: O deus da vingança na mitologia nórdica
- Frigga: Deusa da fertilidade, amor e união na mitologia nórdica
- Hela ou Hel: A deusa da morte na mitologia nórdica
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.