Vida na selva – Conheça 15 animais selvagens do Brasil e do mundo
Os animais selvagens estão presentes por todo o mundo e são muito importantes para a preservação e equilíbrio do ecossistema. Conheça os animais selvagens.
Os animais estão presentes em todas as regiões do planeta, até em lugares com temperaturas extremamente frias como na Antártida. Isso se dá pois os animais são muito importantes para a preservação e garantia da sobrevivência de ecossistemas.
Os animais selvagens são peças importantes para o equilíbrio da natureza. Esses animais são aqueles que não são domesticados, não se adaptando a convivência com humanos. Sendo assim, vivem livres na natureza, como em florestas, oceanos, desertos e lagos.
Animais selvagens – Habitat, ação humana e diversidade
Os animais silvestres apresentam uma grande diversidade, vivendo nas mais variadas e diferentes regiões. Além disso, pela ausência e incapacidade de adaptar ao convívio humano, eles podem possuir comportamentos agressivos quando expostos a ação humana.
Essas sequelas desencadeadas por ações humanas podem proporcionar alterações no equilíbrio do ecossistema. Portanto, cada animal possui um lugar na cadeia alimentar, importante para o ecossistema que ele está inserido. Esse desequilíbrio pode causar deformações na cadeia e proporcionar um desequilíbrio grave.
Apesar de existirem em grande quantidades, em condições normais na natureza, a ação humana traz graves consequências para algumas populações, como a extinção.
Os animais selvagens são muito diversos, vivendo em numerosos habitats. Esses animais podem ser insetos, répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes, entre outros.
Dessa maneira, compreende-se que cada animal possui seu habitat, pertencendo a um ecossistema. Assim, pode-se dizer que cada um deles é nativo de uma região, ou seja, seu ciclo de vida é natural de um determinado lugar.
Exemplos de animais selvagens
Animais selvagens do Brasil
O Brasil é um país grande e, por isso, possui inúmeros animais selvagens espalhados por seu território. Além disso, o país apresenta um clima predominantemente tropical, o que favorece uma grande biodiversidade.
Mico-Leão-Dourado
O mico-leão-dourado é um dos símbolos da Amazônia e pode ser conhecido também pelo nome “sauí”, sendo classificado como um animal em extinção. Ele é um primata muito encontrado na Mata Atlântica e suas principais características são seus pelos dourados, o comportamento agitado e olhos vibrantes. Além disso, é um animal de pequeno porte, pesando cerca de 800 gramas.
Capivara
A capivara é nativa da América do Sul e Central, sendo classificada como o maior roedor herbívoro do mundo. Possui cerca de 1,20 m de comprimento e os exemplares pesam em média 80 kg.
Sua alimentação é baseada em em capim, ervas e outras vegetações encontradas nas margens dos rios. A preferência por rios se dá pois elas se reproduzem no ambiente aquático e pela necessidade de utilizá-la como refúgio de predadores.
Lobo-guará
O lobo-guará é nativo da América do Sul, sendo encontrado no Brasil principalmente no Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica. Sua pelagem é avermelhada, pesando em média 20 kg.
Somado a isso, é um animal veloz e ágil, com uma alimentação bastante variada, com o consumo de frutas, aves, répteis, pacas, moluscos, insetos, peixe, cana-de-açúcar, etc.
Boto
O boto é um animal símbolo da Amazônia e protagonista de lendas tradicionais. Esses animais possuem hábitos solitários e se alimentam de peixes, pequenas tartarugas, caranguejos, moluscos e crustáceos.
Existem duas espécies de botos, uma delas vive nos rios e outra tem vida marinha no Oceano Atlântico.
Arara-Azul
As maiores populações de arara azul são encontradas no Pantanal, mas podem ser vistas em outras florestas do Brasil, Paraguai e Bolívia. Ela possui cerca de 70 cm de comprimento e sua alimentação é baseada em frutas e sementes.
Sua principal característica é sua pelagem azul, com manchas amarelas na cabeça, em torno dos olhos e na bochecha.
Tartaruga-da-amazônia
A tartaruga-grande-da-amazônia é um animal fluvial, encontrada no rio Amazonas e seus afluentes. Ela possui grande porte, podendo alcançar 90 cm de comprimento.
Sua característica típica é o casco preto acinzentado, com manchas amarelas escuras na parte ventral.
Jacaretinga
O jacaretinga é um animal típico da América do Sul e Central, habitando rios e lagos dessas regiões. O seu nome é originário da língua tupi e significa “branco”, sendo nomeado assim pois seu dorso é branco.
Por ser um animal carnívoro, sua alimentação é baseada em crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.
Sucuri
A sucuri é encontrada na América do Sul, pertencente as espécies semiaquáticas de cobras. Ela é muito conhecida por ser uma das maiores cobras do mundo, sendo denominada também de “anaconda”.
A alimentação desse animal é composta de aves aquáticas, capivaras, jacarés e peixes. Entretanto, ela pode atacar e se alimentar de animais maiores, domésticos e até humanos.
Onça pintada
A onça pintada é um excelente predador que habita vastas regiões da América do Sul e Central. Além disso, é o terceiro maior felino do mundo e um símbolo da Floresta Amazônica, sendo o maior felino da América.
As onças pintadas possuem grande porte, hábitos noturnos e considerada chave importante para o controle populacional do ecossistema em que vive. Infelizmente, a população de onças está em declínio, mostrando sinal de alerta e necessidade de proteção, devido a grande prática ilegal de caça e comércio contra esses animais.
Animais selvagens do mundo
Crocodilo-do-Nilo
O crocodilo-do-nilo é uma espécie de crocodilo nativa da África, com distribuição geográfica espalhada pelas bacias do Rio Nilo, ao Sul do deserto do Saara, Madagáscar e o arquipélago de Comores.
Essa espécie é uma das maiores do mundo e se alimenta principalmente de peixes, mas podem se alimentar de impalas, gnus, zebras e búfalos.
Os crocodilos-do-nilo possuem coloração bronze escura, manchas pretas na cauda e apresentam hábitos solitários.
Zebra
As zebras são nativas da África e pertencem à família dos cavalos. São bastante conhecidas pela sua pelagem característica de listras pretas por todo o seu corpo branco.
Além disso, as zebras costumam viver em manadas e habitam as savanas africanas. Por viver em um animal cheio de animais, as zebras utilizam-se de sua velocidade e fortes coices para fugir dos predadores.
Águia-real
A águia-real é uma ave de rapina nativa da Europa, habitando grande parte do hemisfério norte. Elas apresentam hábitos diurnos e caçam pássaros, morcegos, ratos, tarântulas, lebres, etc.
Elas possuem o comprimento entre 66 e 100 cm e podem pesar até 12 kg.
Coala
O coala é um mamífero marsupial típico da Austrália. Sua população encontra-se em extinção desde a época colonial, quando utilizavam muito sua pele, e, atualmente, as queimadas apresentam riscos graves a total extinção.
Possuem membros adaptados para a vida nas árvores e se alimentam principalmente de folhas de eucalipto.
Baleia-Azul
A baleia-azul é o maior animal que já existiu em todo o planeta. Elas podem medir até 36 m de comprimento e pesar mais de 180 toneladas, estando presentes nos oceanos Pacífico, Antártico e Índico.
Essas baleias podem atingir uma velocidade de até 50 km/h por curtos períodos de tempo e costumam viver sozinhas. Além disso, possuem a coloração azul-acinzentado, com ventre branco.
Borboleta-Monarca
A borboleta-monarca é muito conhecida por sua linda coloração alaranjada com listras pretas e manchas brancas. Elas possuem cerca de 70 mm de envergadura e se alimentam de folhas na fase larval e néctar de flores na fase adulta.
Essas borboletas são originárias das Américas do Norte e Sul, mas migraram para todo o mundo e já colonizaram diferentes regiões da Europa.
Veja também:
- Animais da Amazônia
- 12 animais da Austrália – Quais são, coloridos, exóticos, diferentes
- 14 Animais noturnos – Hábitos, características, alimentação e exemplos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.