Características do realismo

O realismo, movimento estético predominante no Ocidente no século XIX, dava prioridade à veracidade das obras e se opunha aos ideais românticos.

0

O realismo se configurou como um movimento estético, preponderante no Ocidente no século XIX, concebido por produções artísticas que se opunham à subjetividade e ao individualismo da tendência anterior, a do romantismo.

Na Europa, o movimento teve origem durante a Segunda Revolução Industrial, em um momento característico de euforia social, cultural e política.

Além disso, a evolução do pensamento científico, filosófico e dos ideais do darwinismo, determinismo, democracia, liberalismo, socialismo e positivismo marcam o momento, influenciando as artes.

Com o intuito de promover uma estética mais próxima da realidade, escritores, escultores, pintores e várias classes de artistas deram prioridade a objetividade de suas obras, voltando o olhar para a veracidade do cotidiano.

As características do realismo seguem essa perspectiva, buscando ser o mais verossímil possível, dando foco aos aspectos sociais e do cotidiano.

Características do realismo

Uma das principais características do realismo é a oposição aos ideais românticos, tendo como principal objeto o retrato fiel da realidade.

Objetivismo, materialismo, universalismo, cientificismo, impessoalidade, contemporaneidade e veracidade são alguns dos recursos adotados no realismo.

Com o uso da linguagem culta, descritiva e detalhada, as obras abordam temáticas urbanas, sociais e do cotidiano, pondo fim às idealizações e dando vez à preocupação com as situações do presente.

Nas suas temáticas, são feitas críticas aos valores burgueses, às instituições sociais, à Igreja Católica e às mazelas da sociedade, tais como a miséria e a corrupção.

Os personagens empregados são seres comuns e não idealizados, expostos com aprofundamento psicológico, e dando preferência aos gêneros do romance e conto.

Leia também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.