Cromoplastos

Os cromoplastos são plastídios que reservam pigmentos coloridos. Vamos conhecê-los?

Os cromoplastos são plastídios que sintetizam e armazenam pigmentos coloridos que podem ir do amarelo ao vermelho.

São eles que dão cor a frutos, flores, folhas senescentes e até algumas raízes. Eles possuem formas variadas e sua função dentro da planta ainda não é totalmente compreendida.

Cromoplastos
Cromoplastos na pigmentação dos alimentos.

Função dos cromoplastos

A hipótese mais aceita para a função dos cromoplastos é que eles sirvam como atrativo para animais que possuem papel fundamental na polinização das flores e na dispersão de sementes.

Características dos cromoplastos

Os cromoplastos dão uma cor vibrante a frutos e flores que podem estar relacionados ao tipo de polinizador que aquela planta possui.

Eles também possuem plasticidade morfofuncional e podem ser originados através de cloroplastos preexistentes, onde a clorofila é substituída por pigmentos acessórios e as membranas dos tilacoides são desorganizadas. Esse processo ocorre durante o amadurecimento de frutos e na senescência de folhas.

Vale ressaltar que alguns cromoplastos coexistem com os cloroplastos, em pequena proporção, e eles atuam como pigmentos acessórios no processo de fotossíntese para auxiliar na captação da luz solar.

Tipos de cromoplastos

Veja quais são os três tipos de cromoplastos:

  1. Carotenoides: armazena pigmentos alaranjados;
  2. Xantofilas: guarda pigmentos amarelados;
  3. Licopenos: armazena pigmentos avermelhados.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More