Ártemis, Deusa da caça e dos animais
Ártemis é a deusa grega da caça, dos animais, da lua, do parto, da virgindade e da fertilidade na mitologia grega.
Ártemis foi um dos deuses antigos mais venerados pela população grega. Ártemis é a deusa grega da caça, do deserto, da lua, da virgindade, do parto, fertilidade e do arco e flecha.
Ela é a irmã gêmea do deus Apolo e um dos Doze Deuses que vivem no Monte Olimpo. Ela passa muito do seu tempo na floresta cercada por animais como cães de caça, ursos e veados.
Representação
Ártemis é geralmente retratada como uma jovem usando uma túnica na altura do joelho e armada com seu arco e flecha. Ela muitas vezes é mostrada acompanhada por criaturas da floresta, como veados e ursos. Ao viajar, Ártemis monta numa carruagem puxada por quatro veados de prata.
Poderes e Habilidades
Como todos os deuses olímpicos gregos, Ártemis era imortal e muito poderosa. Seus poderes especiais incluíam o objetivo perfeito com o arco e flecha, a habilidade de transformar a si mesma e aos outros em animais, curar doenças e controlar a natureza.
Nascimento de Ártemis
Quando a deusa titã Leto ficou grávida de Zeus, a esposa de Zeus, Hera, ficou muito zangada. Hera colocou uma maldição em Leto que a impediu de ter seus bebês (ela estava grávida de gêmeos) em qualquer lugar da Terra. Leto acabou encontrando a ilha secreta de Delos, onde ela teve os gêmeos Ártemis e Apolo.
Seis Desejos
Quando Ártemis completou três anos, ela pediu ao seu pai Zeus seis desejos:
- Nunca se casar;
- Ter mais nomes do que seu irmão Apolo;
- Ter um arco e flechas feitas pelos Ciclopes e uma túnica de caça até os joelhos para trazer luz ao mundo;
- Trazer luz ao mundo
- Ter sessenta ninfas para serem seus amigos e que cuidariam de seus cães;
- Ter todas as montanhas como seu domínio
Orion
Um dos melhores amigos de Ártemis era o gigante caçador Orion. Os dois amigos adoravam caçar juntos.
No entanto, um dia Orion se gabou para Ártemis que ele poderia matar todas as criaturas na Terra.
A deusa Gaia, a Mãe Terra, ouviu o orgulho e enviou um escorpião para matar Orion. Em algumas histórias gregas, na verdade é Ártemis quem acaba matando Orion.
Gigantes de Combate
Um mito grego conta a história de dois irmãos chamados gigantes de Aloadae. Esses irmãos cresceram e se tornaram muito grandes e poderosos. Tão poderosos que até os deuses começaram a temê-los.
Ártemis descobriu que eles só poderiam ser mortos um pelo outro. Ela se disfarçou como um cervo e saltou entre os irmãos enquanto eles estavam caçando.
Os dois atiraram suas lanças em Artemis, mas ela se esquivou das lanças bem a tempo. Os irmãos acabaram atacando e matando uns aos outros com suas lanças.
Curiosidades sobre Ártemis
- Quando a rainha Niobe ridicularizou sua mãe, Leto, por ter apenas dois filhos, Ártemis e Apolo se vingaram matando todos os catorze filhos de Niobe.
- Apesar de não ter filhos, ela era considerada a deusa do parto.
- Ela era a protetora das meninas até elas se casarem.
- Ártemis foi o primeiro dos gêmeos nascidos. Depois de nascer, ela ajudou a mãe no nascimento de seu irmão Apolo.
- Um dos maiores templos construídos para um deus grego ou deusa era o Templo de Ártemis em Éfeso. Era tão impressionante que foi nomeado uma das Sete Antigas Maravilhas do Mundo Antigo.
Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses Gregos: Todos os Deuses Gregos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.