Festas folclóricas
As festas folclóricas são celebrações que ocorrem no Brasil no decorrer do ano.
As festas folclóricas são celebrações que envolvem ritos, costumes, teatro, lendas, danças e músicas populares.
Definidas como manifestações populares, elas envolvem atividades festivas coletivas que podem ocorrer em diferentes regiões com características distintas.
Neste artigo, falaremos brevemente a respeito das seguintes festas folclóricas: Círio de Nazaré, Festa do Divino, Congada, Folia de Reais, Carnaval, Bumba Meu Boi e Festas Juninas.
Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é uma das manifestações religiosas do catolicismo que ocorrem no país e tem como objetivo homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
Acontece em outubro, na capital do Pará, Belém. Essa festividade conta com a participação de cerca de 2 milhões de pessoas que seguem a imagem da Santa, que é transportada da Basílica até a Praça do Santuário de Nazaré.
Antes de chegar ao seu destino, a imagem passa por diversas romarias oficiais. São elas:
- Traslado
- Romaria rodoviária
- Romaria fluvial
- Motorromaria
- Trasladação
- Procissão do Círio de Nazaré
- Recírio
Festa do Divino
A Festa do Divino é uma celebração que acontece no Dia de Pentecostes. De origem católica, ela incorporou elementos populares como os fogos de artifícios, a elevação do mastro e o imperador.
Surgida em Portugal, ela ocorre em diversas cidades do Brasil, como Pirenópolis (GO), Vale do Guaporé (RO), Paraty (RJ) e Mogi das Cruzes (SP).
Congada
A Congada é uma expressão cultural e religiosa que remonta ao Brasil Colonial. Mesmo envolvendo elementos da cultura africana e europeia, suas raízes vêm do continente africano.
Ela envolve teatro, canto, dança e as religiões de matriz africana e cristã. Por ser uma celebração religiosa, ela é voltada para alguns santos católicos, são eles: São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário – santos seguidos pelos africanos escravizados.
Algumas congadas se caracterizam pela representação da luta entre os mouros e cristãos, assim como pela figura de Chico Rei.
Por não haver uma data fixa para este cortejo, ele ocorre em dias distintos nas regiões que o realizam. Contudo, é habitual que a congada ocorra nos meses de maio e outubro, considerados meses consagrados a Nossa Senhora.
Folia de Reis
A Folia de Reis é uma festa popular que está associada aos três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Melchior (ou Belchior), que visitaram Jesus Cristo assim que ele nasceu.
Guiados por uma estrela, eles conseguiram chegar ao local de nascimento de Jesus e o presentearam com ouro, incenso e mirra.
Por isso, a Folia de Reis ocorre entre os dias 24 de dezembro a 6 de janeiro, que é o Dia de Reis. Esta celebração está presente em várias partes do Brasil. Os estados onde ela mais se destaca, são:
- Goiás
- Minas Gerais
- Bahia
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- São Paulo
Carnaval
O Carnaval é uma festa popular que se originou na Antiguidade, quando as pessoas organizavam festas aos deuses, em que eram permitidas alterações da ordem social.
O Brasil não é o único país a comemorar o Carnaval, já que várias cidades do mundo celebram essa festividade de forma bastante animada.
É uma festa fortemente marcada pelo catolicismo já que sua celebração antecede a Quaresma.
A palavra Carnaval significa “retirar a carne”, que se relaciona ao jejum que as pessoas deveriam praticar durante a Quaresma, uma forma que a Igreja Católica encontrou de controlar os prazeres mundanos.
Com isso, as festas carnavalescas terminam na quarta-feira de cinzas, dia em que se inicia a Quaresma.
De modo geral, o Carnaval é celebrado com desfiles de escolas de samba, trios elétricos, blocos e bailes.
Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi é uma tradicional dança do folclore brasileiro, muito presente nas Regiões Norte e Nordeste do país.
Ela reúne dança, teatro e música para narrar a lenda de um boi que foi morto por um escravo. Depois de um ritual comandado por um pajé, ele ressuscita.
Famoso em todas as regiões do país, o Bumba Meu Boi inserido na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Festas Juninas
As Festas Juninas são festas populares da cultura tradicional do Brasil. Ocorrem no mês de junho e são a segunda maior festividade do ano, ficando atrás apenas do Carnaval.
A festa se iniciou com a vinda dos portugueses ao Brasil, no século XVII. O objetivo é celebrar os santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Por isso, a Festa Junina tem uma relação direta com a religião católica. Suas principais características são:
- Quadrilha
- Cultura popular rural
- Brincadeiras
- Comidas típicas
Quando chegou ao país, a festa se chamava Joanina, em homenagem a São João. Com o passar do tempo, ela passou a ser chamada de Festa Junina, por ocorrer no mês de junho.
Saiba mais em:
- Folclore da Região Nordeste
- Folclore da Região Centro-Oeste
- Folclore da Região Norte
- Folclore da Região Sudeste
- Folclore da Região Sul
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.