Folclore da Região Sudeste

A Região Sudeste é a mais populosa do país. O folclore local contém influências africanas, indígenas, europeias e ainda asiáticas.

0

A Região Sudeste do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui a maior quantidade de habitantes do Brasil.

Seu território é composto pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Além disso, quando se fala em folclore, a região tem uma grande diversidade cultural, fortemente influenciada pelas tradições indígenas, africanas, europeias e ainda asiáticas.

O folclore da Região Sudeste, assim como seu aspecto econômico, é muito rico. A cultura popular do território possui mitos regionais e outras tradições que envolvem danças e festas marcantes.

Festas da Região Sudeste

A Região Sudeste possui diversas festas que caracterizam o local. Uma das mais conhecidas é o Carnaval, que conta com grandes desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.

Carnaval do Rio de Janeiro
Folclore da Região Sudeste – Carnaval do Rio de Janeiro

Dentre outras festividades da região estão a Festas Juninas, a Folia de Reis, a Festa do Espírito Santo e o rodeio.

Vale destacar que algumas festas da região, como o Carnaval e a Festa Junina, apesar de serem típicas do local, são festejadas em praticamente todo o país.

Danças da Região Sudeste

Entre as danças da Região Sudeste, podemos citar a cana-verde, a quadrilha e o fandango.

Destas, a quadrilha, dança típica das Festas Juninas, é puxada por um orador que indica quais movimentos os dançarinos devem fazer.

Festas Juninas
Folclore da Região Sudeste – Festas Juninas

Outras danças típicas da região estão presentes isoladamente em alguns estados. Por exemplo, o batuque se encontra principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Enquanto isso, a sança de São Gonçalo está presente em Minas Gerais e São Paulo; a dança do tamanduá, no Espírito Santo; o fandango, em São Paulo; e o mineiro-pau, em Minas Gerais e São Paulo.

Confira agora outras danças típicas da Região Sudeste:

  • Dança alemã
  • Bate-flechas
  • Dança açoriana
  • Congo
  • Capoeira

Lendas da Região Sudeste

Existem lendas da Região Sudeste que são comuns em todo o país, assim como outras que são de caráter mais regional, como a lenda de Chico Rei e O cavalo invisível.

Lenda de Chico Rei

Lenda de Chico Rei
Folclore da Região Sudeste – Lenda de Chico Rei

Segundo a lenda, Chico era o rei de uma tribo no Congo, mas foi trazido para ser escravizado no Brasil. Ele conseguiu comprar sua alforria com o seu trabalho e se tornou “rei” na cidade de Outro Preto (MG).

O cavalo invisível

O cavalo invisível
Folclore na Região Sudeste – O cavalo invisível

A lenda apresenta um cavalo invisível que passa tarde da noite em janelas de pessoas descrentes, que não seguem as tradições da ressurreição e vitória de Cristo.

Culinária da Região Sudeste

A culinária da Região Sudeste possui uma grande mistura e variedade. Devido às diversas opções gastronômicas, São Paulo e Rio de Janeiro estão nas listas de melhores lugares onde comer.

Confira alguns comidas típicas da Região Sudeste:

  • Feijoada
  • Bacalhau
  • Tutu de feijão
  • Pão de queijo
  • Feijão tropeiro
  • Bauru
  • Moqueca

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.