Geografia do Distrito Federal

O Distrito Federal é um território localizado no Centro-Oeste brasileiro. Nele, se encontra a capital federal Brasília e diversas regiões administrativas.

0

O Distrito Federal, se localiza na região Centro-Oeste do Brasil. No território, encontra-se Brasília, a capital do país. Lá, existe a sede do Executivo Federal, Câmara dos Deputados, Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

Sua área total é de 5.787.784 Km², sendo considerado o menor território autônomo do país. Por questões constitucionais, o Distrito Federal não pode ser dividido em municípios. Então, existem as regiões administrativas (cidades-satélites), que são 30, com exceção de Brasília.

O que conhecemos hoje do Distrito Federal, surgiu a partir da intenção do presidente Juscelino Kubitschek, de trazer a capital do país para o Centro-Oeste. Então, com a construção da capital, se iniciou a Marcha para o Oeste, terras que estavam praticamente despovoadas.

Logo, houve um grande desenvolvimento do território, com a chegada anual de aproximadamente 30 mil pessoas.

Relevo

No Distrito Federal, as formas de relevo mais encontradas são as planícies, planaltos e várzeas. As altitudes, ficam entre os 600m e 1.100m acima do nível do mar.

O ponto mais alto do território, é o Pico do Roncador, que se encontra na Serra do Sobradinho. Na Província Hidrogeológica do Escudo Central, tem a Faixa de Dobramentos de Brasília.

A região é dominada por aquíferos fraturados e coberto por solos . Além de rochas que apresentam características físicas e espessuras variáveis.

Clima

No Distrito Federal, predomina o clima tropical, com temperatura média de 22°C. Geralmente, durante a manhã, a temperatura é mais baixa. Mas, durante a tarde, costuma se elevar.

No fim da primavera, acontecem os períodos chuvosos, com fortes chuvas de curta duração e umidade relativa do ar de 70%. Entre os meses de maio e setembro, as temperaturas se apresentam mais altas e com umidade baixa.

O território é muito seco. Tanto que os períodos de seca podem durar até cinco meses.

Principais problemas

O principal problema ambiental encontrado nas cidade-satélites, é a poluição do ar. Além deste, pode-se identificar outras questões, como a maior taxa de homicídios, a maior desigualdade entre as capitais e a taxa de analfabetismo (3,4%).

Vegetação

O Cerrado é o bioma predominante no Distrito Federal. A principal característica desse bioma, são as árvores de galhos e caules tortuosos com cascas e folhas grossas.

Aproximadamente 150 espécies constituem a região. A maioria, do Cerrado. As alturas chegam a 25m. Inclusive, existem algumas que são consideradas Patrimônio Ecológico Federal. Por exemplo:

  • Paineira
  • Pindaíba
  • Ipê-amarelo
  • Ipê-roxo
  • Buriti
  • Pau-brasil

A marca registada da capital brasileira, são os ipês. Essas árvores florescem no inverno e apresentam flores com tons de roxo, branco, rosa e amarelo.

Ipê amarelo, árvore típica do Distrito Federal
Ipê amarelo, árvore típica do Distrito Federal.

Hidrografia

No Distrito Federal, existe a divisão de três grandes bacia hidrográficas. Essas são:

Rio Paranoá: limites da região hidrográfica do Paraná;

Rio Preto: limites da região hidrográfica do São Francisco;

Rio Maranhão: limites da região hidrográfica do Araguaia-Tocantins.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.