Geografia de Roraima

Roraima é o estado com menor população do Brasil. Além disso, o estado é destaque em extração de estanho, ouro e diamante!

0

No extremo norte do país está localizado Roraima. O estado conta com 224.298.980 km², onde se encontram 15 municípios. Além disso, o estado tem a menor população brasileira, com apenas 496.936 mil habitantes.

Ao Sul e Oeste, o estado faz divisa com o Amazonas. Já no Sudeste com o Pará. Sendo assim, ao Norte e Noroeste do estado está a Venezuela, enquanto ao Leste a Guiana.

A capital do estado é a cidade de Boa Vista. Entretanto, existem outras cidades com expressiva população e importância econômica para a região como Rorainópolis, Alto Alegre e Caracaraí.

Relevo e vegetação

O forma de relevo predominante no estado do Roraima são os planaltos com leve ondulações. Isso porque cerca de 60% de seu território possui altitudes inferiores a 200 metros. Enquanto 25% está na faixa de altitude entre 200 e 300 metros.

Além disso, 14% está entre 300 e 900 metros de altitude, enquanto apenas 1% detêm elevações acima de 900 metros acima do nível do mar.

Sendo assim, o ponto de maior altitude do estado é o Monte Roraima, com 2.875 metros de altitude. O monte está localizado na serra Pacaraima, entre as fronteiras de nosso país com a Guiana e a Venezuela.

Como a maioria dos estados da região norte, o Roraima tem sua vegetação composta, em grande maioria, pela floresta amazônica. Sendo que esta vegetação está localizada na parte ocidental e meridional do estado.

Por outro lado, já na parte centro-oriental (região leste) existe a presença se formações arbustivas e herbáceas, como os campos e o cerrado

Clima

O clima predominante no estado é o equatorial e tropical-úmido. Sendo assim, as temperaturas médias durante o ano variam de 20°C nos pontos com maiores altitudes, e de 38°C nas áreas de relevo suave ou plano.

Quanto aos índices pluviométricos, nas partes orientais os números são de aproximadamente 2.000 mm, enquanto na parte ocidental é de cerca de 1.500 mm.

Rios

Toda a rede hidrográfica de Roraima faz parte da grande Bacia do Rio Amazonas. Sendo assim, todos os rios do estado deságuam na Bacia Amazônica.

Além disso, o rio mais importante do estado é o Rio Branco, que inclusive é influenciado pelos índices de chuvas, refletindo em seu volume de águas.

De modo geral, todas as fontes hídricas do estado nascem em seu próprio território, exceto dois rios que suas nascentes são na Guiana.

Desta forma, os rios mais importantes de Roraima são o Uraricoera e o Tacutu, que dão origem ao Rio Branco, Mau, Contigo, Amajari, Sumuru e Parime.

Outra característica dos rios de Roraima é que muitos possuem uma grande quantidade de praias de verão, favorecendo o turismo local. E existem ainda corredeiras no norte do estado, propiciando a prática de esportes, como a canoagem.

Recursos naturais

O estado de Roraima é conhecido pelas seus recursos naturais. Isso porque o estado é rico em estanho, ouro e em diamante!

E infelizmente, a forte mineração da região causa a poluição nos rios, colocando em risco a biodiversidade e a preservação hídrica do estado. Além disso, Roraima também sofre com outros problemas ambientais, como o desmatamento e a caça ilegal de animais selvagens.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.