Plano de aula – A locomoção dos animais na superfície terrestre – 3º ano do Ensino Fundamental
Plano de aula para que os alunos entendam como os animais terrestres se movimentam.
Locomoção é o modo como os animais se movem no ambiente em que vivem para fugir de predadores, encontrar alimentos, procurar abrigo e encontrar parceiros para a reprodução e perpetuação da espécie.
Nessa aula, os alunos perceberão que os animais se locomovem de diferentes formas e velocidades. Além disso, entenderão que a morfologia do corpo dos animais está diretamente relacionada a forma de locomoção deles.
Você pode salvar esse plano de aula sobre a locomoção dos animais na superfície terrestre em PDF no final do post. Aproveite!
Plano de aula – Locomoção dos animais
TEMA: Modos de locomoção dos animais em ambientes terrestres.
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 50 minutos
OBJETIVOS:
Reconhecer os diferentes tipos de locomoção dos animais e relacioná-las ao local em que vivem.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Cards com imagens de animais.
- Imagens para serem projetadas referentes aos tipos de patas (plantígrados, digitígrados, ungulígrados) e tipos de locomoção (marcha, salto, corrida e rastejamento ou reptação).
- Quadro e giz/pincel.
DESENVOLVIMENTO:
Apresente o tema da aula para os alunos.
Questione os alunos: “O que é locomoção?”. Direcione as respostas para chegarem à conclusão de que é o nome dado para à forma como um animal se desloca em seu habitat.
Segunda pergunta: “Por que os animais se locomovem?”. Escute as respostas e converse com os alunos sobre a fuga de predadores, busca por alimentação e por parceiros para se reproduzir e gerar descendentes para perpetuar a espécie.
Agora pergunte ao grupo quais animais terrestres eles conhecem e escreva a lista no quadro.
Direcione para que tenham animais diferentes e que possuam diferentes locomoções, você pode criar situações hipotéticas como contar histórias para estimular os alunos a se lembrarem de animais diferentes.
Procure envolver nas histórias atividades em acampamentos, trilhas ou brincadeiras no quintal de casa.
Agora questione como cada animal citado se locomove e escreva no quadro.
Convide os alunos para uma brincadeira, entregue os cards com os diferentes animais para eles. Agora você irá descrever como eles se locomovem e eles terão que entregar o card do animal correto.
Exemplo de descrição para cobra: “Sou um animal que não possui patas, mas eu me locomovo por todo lugar bem rente ao chão. Que animal sou eu?”
Escolha ao menos 5 animais diferentes e repita a atividade com os alunos, tente escolher espécies da região e que sejam familiares para eles.
Explique os tipos de locomoção dos animais terrestres: marcha, salto, corrida e rastejamento ou reptação.
Mostre imagens de diferentes tipos de pé/pata dos animais e relacione à velocidade que cada um pode atingir. Mostre a eles que a forma com que os animais apoiam as patas no solo interferem na locomoção.
Tentem classificar os animais de acordo com os tipos de pata e de locomoção estudados.
AVALIAÇÃO:
Ao final dessa aula os alunos deverão ser capazes de reconhecer os tipos de locomoção dos animais terrestres e quais partes do corpo eles usam para se mover.
Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!
Veja também:
- Plano de aula sobre as características dos animais – 3º ano do ensino fundamental
- Plano de aula – Importância da preservação das florestas brasileiras – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Quiz: por que o ato de lavar as mãos pode evitar doenças?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.