Jogo de Queimada

Esse jogo é muito comum para fazer dinâmicas entre crianças e adolescentes. Confira as regras e como funciona o jogo da Queimada!

O jogo de queimada é um esporte coletivo muito praticado no Brasil. A partida consiste em dois times, separados por uma linha de quadra, que tentam acertar os oponentes e retirá-los do jogo. Ao final, a equipe sem jogadores perde.

Apesar de ser amado no Brasil, a queimada é jogada em vários outros países como Estados Unidos, Japão e Portugal. Nessas regiões, o esporte possui variantes. Já no Brasil, toma o formato de brincadeira infantil.

Origem da queimada

Apesar da origem da queimada ser confusa, há relatos de que o esporte nasceu na Idade Média. Assim, no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, o rei Papus treinou seus soldados contra a invasão dos Bárbaros por meio de arremesso de bolas de fogo. O treinamento obteve sucesso e passou a ser jogo nas festividades.

Regras da queimada

Uma das principais regras da queimada é quanto ao local, que deve ser um terreno plano ou uma quadra com um retângulo demarcado no chão de 16 metros por 8 metros. Ao meio, uma linha separa os dois quadrantes. Dessa forma, o tamanho do retângulo pode variar de acordo com o número de participantes.

Quadra de queimada
Quadra de queimada

Além do local, o jogo é simples e possui poucas regras fundamentais. No começo, os times selecionam quem ficará atrás da linha de fundo do campo adversário. Esse jogador é encarregado de pegar as bolas que ultrapassam a linha e queimar os adversários por trás.

O jogador escolhido também servirá como reserva e pode entrar no jogo enquanto houver equipe.

Com um apito, um dos jogadores lançam a bola para acertar um adversário. Acertado, ou queimado, o jogador deve se juntar aos outros, da mesma equipe, posicionados atrás da linha de fundo.

O objetivo é esgotar os jogadores do outro time dentro do tempo estabelecido. Para que a queimada seja válida, a bola não pode tocar no chão, nem ser agarrada pelo alvo. Nesses casos, a bola é posse do adversário. Assim, após uma queimada, a equipe pode recolher a bola e tentar rebater.

Por sua vez, a bola utilizada pode ser emprestada de outros jogos como handebol. No entanto, a prática comum é que seja pequena ou média e revestida com borracha.

Outros nomes para o jogo de queimada

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.