Como fazer uma redação sobre corrupção no Brasil

A corrupção esteve presente desde os primórdios e é um tema muito debatido atualmente. Confira como fazer uma redação sobre corrupção no Brasil.

PUBLICIDADE

Em processos seletivos, é comum a instituição responsável pedir que os candidatos elaborem uma redação. Isso se dá porque a redação demonstra não só a capacidade de escrita, mas também a de articulação e interpretação, além do conhecimento.

Sendo assim, a corrupção é um assunto amplamente debatido por todo o mundo, assim como no Brasil. Por essa razão, pode vir a ser um tema de redação, interligando diversas áreas de conhecimento, como sociologia, filosofia, economia, história, entre outras.

Para saber como fazer uma redação sobre corrupção no Brasil, confira esse artigo!

1. Entenda o assunto

PUBLICIDADE

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra corrupção possui seis significados:

  1. Ato ou resultado de corromper;
  2. Decomposição de matéria orgânica, geralmente causada por microrganismos; putrefação;
  3. Alteração das características de algo; adulteração;
  4. Degradação de valores morais ou dos costumes; devassidão, depravação;
  5. Ato ou efeito de subornar alguém para vantagens pessoais ou de terceiros;
  6. Uso de meios ilícitos, por parte de pessoas do serviço público, para obtenção de informações sigilosas, a fim de conseguir benefícios para si ou para terceiros.

2. Faça pesquisas

PUBLICIDADE

Em uma redação dissertativa-argumentativa, é imprescindível fundamentar bem os argumentos. Para isso, o candidato deve pesquisar bastante sobre o tema.

No Brasil, a Operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção do país. A Lava Jato cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva. O esquema investigado inicialmente foi o de lavagem de dinheiro de inúmeras empresas e políticos.

Outros exemplos que são grandes casos de corrupção são o escândalo do Mensalão, Odebrecht e o impeachment do presidente Fernando Collor.

PUBLICIDADE

3. Organize o texto

Além do conteúdo, a estrutura também deve ser conforme os padrões. Para isso, é necessário organizar o texto em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Na introdução, é importante, por natureza, introduzir o assunto que será abordado, assim como uma rápida contextualização. Além disso, é importante explicitar a hipótese que será trabalhada ao longo do texto.

PUBLICIDADE

Desenvolvimento

O desenvolvimento deve conter todos os argumentos, geralmente separados em dois parágrafos. Dessa forma, cada parágrafo possui um argumento central e o candidato poderá desenvolver cada um detalhadamente.

Conclusão

Por fim, a conclusão deve retomar a hipótese no caso de redação dissertativa-argumentativa, assim como apresentar uma solução viável para o problema apresentado.

4. Revise o texto

Para garantir que o texto esteja coeso, bem argumentado e completo, uma revisão é necessária.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More