Principais danças da cultura brasileira
A dança pode ser utilizada como diversão, mas também como representação artística e cultural de um povo. Conheça as principais danças que compõe a cultura brasileira.
Quem não gosta de dançar, não é mesmo? Assim, no Brasil não é diferente, ainda mais porque o país é conhecido pela alegria e gingado do povo. Com isso, o samba e o frevo ficaram muito conhecidos pelo mundo como marca típica da cultura e dança brasileira.
Porém, pelo fato do Brasil ser bem extenso, cheio de misturas étnicas e culturais, existem muitas outros tipos de danças bem populares por aqui. Além disso, outro fator que propiciou essa grande diversidade foi a chegada de outros povos estrangeiros, como africanos e europeus.
Consequentemente, muitas características culturais têm influência desses povos. Por isso, nós fizemos uma lista para você conferir e conhecer outras danças muito populares em determinadas regiões do Brasil e que fazem parte da cultura local.
Danças indígenas
As danças indígenas são formas de expressividade cultural e religiosa dos índios. Além disso, esse tipo de dança representa objetivos diferentes das outras danças, pois são realizadas como rituais e representação dos costumes indígenas.
Com isso, elas são feitas como forma de homenagem a pessoas mortas, para expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pela pesca e pela caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para a guerra, entre outros.
Danças folclórica
As danças folclóricas são danças representativas de expressões culturais e artísticas, com base em tradições e costumes. Podem ser realizadas de diversas formas, dependendo do seu caráter, origem e expressividade do ritmo. Além disso, essas danças carregam uma carga histórica e reflexos dos seus integrantes nas danças.
Danças brasileiras
Veja também: Danças populares do Brasil e do mundo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.