Diferenças entre figuras planas e espaciais

Você sabe identificar se uma figura é plana ou espacial? Conhece as características de cada tipo? Nesse post, explicamos tudo pra você!

É comum a confusão ao classificar uma figura geométrica como plana ou espacial. Um dos motivos disso, é que as figuras espaciais são, em geral, formadas por figuras planas comuns.

Observe, por exemplo, um armário, ele é um figura geométrica espacial, porém, formado por retângulos, que são figuras planas.

Armário
Exemplo de figura espacial no dia a dia.

Quando observamos um armário apenas pela sua frente, o que vemos é apenas um retângulo, gerando a falsa impressão de que o armário todo seja uma figura plana.

Essa confusão também pode ocorrer quando observamos fotos ou imagens de livros, pois a folha de papel é plana, e assim, diferenciar as figuras planas das espaciais pode ser um pouco complicado.

Então, como diferenciar figuras planas e espaciais?

Diferenças entre figuras planas e espaciais

As figuras planas são construídas no plano e as figuras espaciais, no espaço. As diferenças entre elas estão relacionadas às suas dimensões.

Para compreender, é necessário distinguir plano e espaço.

O que é plano?

Em geometria, o plano é definido como uma figura geométrica de duas dimensões: comprimento e largura.

Plano, geometria

Se desenharmos um ponto no plano, é possível que ele se mova para direita ou esquerda e para frente ou para trás.

Alguns objetos do dia a dia que lembram o plano são: o chão de um quarto, um tabuleiro de xadrez ou damas, uma tábua de cozinha, a capa ou folha de um caderno, a tela de um quadro, entre outros.

O que é espaço?

Em geometria, o espaço é definido como uma figura geométrica de três dimensões: comprimento, largura e altura.

Espaço, três dimensões

Se desenharmos um ponto no espaço, é possível que ele se mova para direita ou esquerda, para frente ou para trás e para baixo ou para cima.

Imagine o espaço como sendo o seu quarto todo ou qualquer outro cômodo da sua casa. Dessa forma, você já pode perceber que as coisas e objetos que existem são espaciais, inclusive as pessoas, nós nos movemos no espaço.

Figuras planas

Figuras planas são as figuras de duas dimensões apenas, como quadrado, retângulo, triângulo, círculo, entre outras.

Veja o exemplo de um retângulo:

Figura plana

Esse tipo de figura é definida no plano, por isso, é chamada de figura plana. Nessa figuras, é possível calcular a área, que é a medida da superfície.

Para saber mais, leia:

Figuras espaciais

São as figuras de três dimensões, também chamadas de sólidos geométricos, como cubo, cilindro, paralelepípedo, esfera, cone, pirâmides, entre outras.

Veja o exemplo de um paralelepípedo ou bloco retangular:

Formas espaciais

Esse tipo de figura é definida no espaço, por isso, é chamada de figura espacial. Nessas figuras, é possível calcular a área de cada face, pois as faces são figuras planas, e calcular o volume, que é o espaço ocupado pela figura.

Para saber mais, leia:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More