15 Esportes individuais

Confira 15 esportes individuais, suas origens, como praticar e as principais regras. Veja também as diferenças entre esportes individuais e coletivos.

0

Todos temos a familiaridade de que para uma vida saudável, além de uma boa alimentação, os exercícios físicos se tornam necessários.

Estes podem ser praticados de forma coletiva, ou seja, quando é necessário mais de um participante. Alguns exemplos são esportes como futebol, voleibol, basquete, entre outros.

Assim como podem ser praticados de forma individual, que são aqueles em que uma única pessoa disputa a modalidade contra outro ou outros esportistas.

Confira agora 15 esportes individuais.

1 Atletismo

Atletismo

Surgiu em 776 a.C na Grécia Antiga, na primeira Olimpíada que foi realizada na história, em Olímpia.

Em geral é praticado em quadras. É conhecido como esporte-base, pois suas principais modalidades são realizadas com movimentos mais comuns, desde a Antiguidade. Alguns exemplos são: lançamentos, corrida e saltos.

Visto como uma prova de resistência muito forte, é conhecido como o principal esporte olímpico. Como diz a seguinte frase: “Os jogos olímpicos podem acontecer somente com o Atletismo. Nunca sem ele”.

As quadras de atletismo costumam ser feitas de piso sintético e ter oito raias. Cada uma delas mede 1,22 metros de largura.

2 Natação

Natação

Este é considerado um dos exercícios mais completos, pois é capaz de movimentar grande parte da musculatura do corpo humano. Além disso, oferece vários benefícios, como liberação de tensão, diminuição de estresse, colesterol e pressão arterial e melhora a circulação sanguínea.

A natação também é indicada para  fins terapêuticos, em tratamentos de problemas respiratórios e atrofias musculares.

O ideal é manter uma alimentação equilibrada para a prática do esporte, pois este requer muita energia. As competições são realizadas em piscinas de 25 ou de 50 metros, divididas em raias.

3 Tênis

Tênis

A palavra “tênis” vem do francês “tenez”, que significa pegar ou jogar. O jogo consiste em lançar a bola e rebater. Quando a bola atinge o lado oponente por cima da rede e o adversário não rebate de volta, ganha-se ponto.

A quadra é dividida por uma rede de 1,07 metros de altura nas extremidades e 0,914 metros no centro. E ainda pode ser de terra batida, piso sintético ou grama. Em ambientes abertos ou cobertos. O cumprimento da quadra varia de acordo com o tipo de disputa.

No início da disputa, os saques são realizados do fundo da quadra. Cada disputa tem a duração de três ou cinco sets, de acordo com a competição. Vence o atleta que ganhar seis games.

Em caso de empate no set, o jogo vai para o tie-break. O competidor que atingir sete games primeiro ganha. Porém o jogo só encerra com a diferença de dois games, mesmo que já tenha passado de sete.

4 Golfe

Golfe

O golfe é um esporte ao ar livre, que consiste em arremessar uma bola em diversos buracos em um campo de grandes dimensões. Para chegar ao objetivo, o jogador deve utilizar o menor número possível de tacadas.

O campo de golfe geralmente mede cerca de 6,4 quilômetros de extensão e 18 buracos o compõe. O golfista deve acertar todos os buracos, os quais são sinalizados com uma bandeira pequena.

A partida geralmente tem quatro dias e é realizada durante a parte clara do dia.

5 Hipismo

Hipismo

O hipismo consiste no jogador e seu cavalo e existem várias provas. Dentre elas, estão adestramento, saltos e Concurso Completo de Equitação.

No adestramento, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos em determinado período de tempo. Nos saltos, o cavaleiro deve passar com seu cavalo cerca de 12 a 15 obstáculos numa pista de 700 a 900 metros.

Ganha o cavaleiro que errar menos metros. O Concurso Completo de Equitação reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são realizadas em três dias, geralmente em ambientes naturais.

6 Automobilismo

Automobilismo

Este é um esporte que se baseia na em competições de automóveis. Existem dezenas de categorias do automobilismo. Mas, nem todas são destaques na mídia. As mais conhecidas são Fórmula 1, Fórmula E, Rali Dakar, e Stock Car.

A Fórmula 1 surgiu em 1950 e é uma das categorias mais famosos. Os carros desta são feitos somente para o piloto. A Fórmula E também se enquadra na categoria de carros monopostos e estes têm como destaque o fato de serem movidos com energia elétrica.

O Rali Dakar é uma das formas mais conhecidas de Rali. Também é vista como uma prova de resistência, pois em geral dura até mais de duas semanas.

O Stock Car surgiu como uma competição de carros mais comuns, porém, hoje existem veículos específicos. É uma das principais categorias no Brasil.

7 Judô

Judô

O judô é uma arte marcial. O esporte é praticado em um tatame em formato quadrado (14 a 16 cm de lado). As lutas duram até cinco minutos. Quem conquistar o ippon primeiro, ganha. Mas, caso nenhum judoca alcance, o que tiver mais vantagens vence.

Ippon é o ponto completo e o principal objetivo dos judocas. Esse objetivo é realizado quando o judoca consegue derrubar o oponente no chão e imobilizá-lo com costas ou ombros por pelo menos 30 segundos.

No judô não é permitido golpes no rosto ou que prejudiquem vértebras e pescoço. Caso realizado, o jogador é penalizado. Mas, se persistir, pode até ser desclassificado.

8 Capoeira

Capoeira

A capoeira foi criada no Brasil, no século XVII, por escravos e se difundiu por todo o país como um dos maiores símbolos da cultura. Em 2014, o esporte foi declarado com Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco.

A capoeira é caracterizada pelo acompanhamento de música (berimbau, palmas e cantos), a formação de rodas e pela graduação dos capoeiristas, que é diferenciado de acordo com a cor das cordas amarradas à cintura.

É a música que define o estilo da roda onde está  sendo praticada a rodada. Os capoeiristas batem palmas de acordo com os movimentos e o jogo pode terminar a comando de quem está no berimbau ou com o início do combate entre outra dupla.

9 Esgrima

Esgrima

Utilizada por nossos ancestrais como forma de combate, a origem do esporte é a necessidade da caça e sobrevivência dos povos. Os primeiros registros são do século VXI, no Egito e na Grécia, com armas feitas de metal.

Com o surgimento de armas automáticas, o esgrima passou a ser apenas um esporte.

A primeira competição mundial foi em Paris no ano de 1821.Chegou aos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896. No ano de 1913, surgiu a Federação Internacional de esgrima, que passou a fundamentar as regras para o esporte.

Os duelos são realizados em espaços com 14 metros de extensão por 1,5 metros de largura. Vence o atleta que marcar mais pontos, que são computados através de um aparelho eletrônico.

10 Ginástica  rítmica

Ginástica  rítmica

De acordo com registros dos desenhos, a ginástica rítmica foi criada no Antigo Egito, há pelo menos 3.500 anos. Porém, não era visto como esporte, somente como uma forma de lazer entre as moças da época.

Na Grécia Antiga, era realizada como forma de culto ao corpo.

Em 1952 foi criada a Liga Internacional de Ginástica Moderna, com o objetivo de disseminar a prática. O primeiro campeonato só foi realizado uma década depois.

O esporte é praticado em um tablado de 13 metros cada lado. Em cada apresentação, o atleta manuseia alguns elementos, como bolas, cordas, maças, fitas e arcos.

11 Ciclismo

Ciclismo

Enquanto esporte, o ciclismo surgiu na Inglaterra nos meados do século XIX, quando a bicicleta passou a ser mais aperfeiçoada e foi possível atingir maiores velocidades.

O esporte tem várias regras que são divididas em quatro categorias, sendo: provas em estradas, provas em pistas, provas em montanhas e BMX.

O principal objetivo é chegar primeira a determinada meta ou cumprir no menor tempo possível algum percurso.

Durante a prática do ciclismo, é fundamental o uso de capacete, pois o esporte apresenta riscos de cortes ou torções.

12 Canoagem

Canoagem

Esse esporte pode ser praticado em canoa ou caiaque. Surgido da Groenlândia, é considerado um dos principais esportes olímpicos, apesar de ter participado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Alemanha.

No Brasil, o responsável por organizar e fiscalizar competições é a Confederação Brasileira de Canoagem, que foi instituída em 1988.

A canoagem pode ser subdividida em algumas modalidades como a canoagem velocidade, que é realizada em canais artificiais com cerca de 2.000 metros de comprimento e três metros de profundidade.

A canoagem slalom, que é praticada em canoas ou caiaques em água de rápida velocidade em percursos de 250 a 300 metros. Além da canoagem de turismo, que não se inclui em competições. O objetivo é a aproximação com a natureza.

13 Halterofilismo

Halterofilismo

As primeiras competições de halterofilismo surgiram no final do século XIX. Foi um dos esportes presentes na primeira edição dos Jogos Olímpicos Moderno em Atenas. Existem três variações do esporte.

A primeira delas, o arranque, é a primeira prova da competição. Essa parte consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça sem pausas ou apoiar o corpo. O peso deve estabilizar-se por dois segundos.

A segunda é o arremesso. Essa fase é dividida em duas etapas. Primeiro, a barra é colocada em frente as pernas do jogador horizontalmente. Com as palmas da mão para baixo, é levantada até a altura dos ombros e por cima do peito.

Enquanto isso, o levantador se agacha ou dobra as pernas, reergue-se e se alinha. Depois, Com a força dos braços e das pernas, um movimento em forma de tesoura é feito na perna. Deve-se alinhar novamente a perna com os braços estendidos e estabilizar por dois segundos.

E esperar o sinal dos árbitros para abaixar. Esse sinal só é dado quando o jogador ficar imóvel em todas as partes do jogo.

E por último, o total combinado, que é basicamente o resultado das duas variações anteriores.

14 Jiu-Jitsu

Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial. Voltada para ataque e autodefesa, não existe a utilização de armas na sua prática. O Jiu-Jitsu trabalha o corpo de forma completa, pois, além de envolver exercícios de musculação, trabalha a força e também a resistência.

Além disso, melhora a coordenação motora, além de trabalhar a lateralidade e a capacidade de trabalhar os dois lados do corpo. Com isso, até os reflexos se tornam mais rápidos.

As lesões mais comum do esporte são nas articulações e, com isso, podem ser ocasionadas lesões corporais.

15 Saltos ornamentais

Saltos ornamentais

O esporte tem como objetivo saltar de uma plataforma para uma piscina. Durante a queda, são realizados os movimentos que devem ser feitos com perfeição até chegar na água. A modalidade requer muita técnica e agilidade.

Os saltos devem ser realizados em uma torre de concreto, da altura da plataforma de salto. O local pode ser aberto ou fechado. A piscina deve conter no mínimo 5 metros de profundidade e a água deve estar em contante movimento (para que o atleta consiga enxergar bem a água).

Os equipamentos necessários para o esporte são apenas as roupas de banho. Isso porque se algo mais for colocado, pode causar acidentes com o impacto da água.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.