Festas folclóricas

As festas folclóricas são celebrações que ocorrem no Brasil no decorrer do ano.

0

As festas folclóricas são celebrações que envolvem ritos, costumes, teatro, lendas, danças e músicas populares.

Definidas como manifestações populares, elas envolvem atividades festivas coletivas que podem ocorrer em diferentes regiões com características distintas.

Neste artigo, falaremos brevemente a respeito das seguintes festas folclóricas: Círio de Nazaré, Festa do Divino, Congada, Folia de Reais, Carnaval, Bumba Meu Boi e Festas Juninas.

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma das manifestações religiosas do catolicismo que ocorrem no país e tem como objetivo homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Acontece em outubro, na capital do Pará, Belém. Essa festividade conta com a participação de cerca de 2 milhões de pessoas que seguem a imagem da Santa, que é transportada da Basílica até a Praça do Santuário de Nazaré.

Antes de chegar ao seu destino, a imagem passa por diversas romarias oficiais. São elas:

  • Traslado
  • Romaria rodoviária
  • Romaria fluvial
  • Motorromaria
  • Trasladação
  • Procissão do Círio de Nazaré
  • Recírio

Festas folclóricas

Festa do Divino

A Festa do Divino é uma celebração que acontece no Dia de Pentecostes. De origem católica, ela incorporou elementos populares como os fogos de artifícios, a elevação do mastro e o imperador.

Surgida em Portugal, ela ocorre em diversas cidades do Brasil, como Pirenópolis (GO), Vale do Guaporé (RO), Paraty (RJ) e Mogi das Cruzes (SP).

Festas folclóricas

Congada

A Congada é uma expressão cultural e religiosa que remonta ao Brasil Colonial. Mesmo envolvendo elementos da cultura africana e europeia, suas raízes vêm do continente africano.

Ela envolve teatro, canto, dança e as religiões de matriz africana e cristã. Por ser uma celebração religiosa, ela é voltada para alguns santos católicos, são eles: São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário – santos seguidos pelos africanos escravizados.

Algumas congadas se caracterizam pela representação da luta entre os mouros e cristãos, assim como pela figura de Chico Rei.

Por não haver uma data fixa para este cortejo, ele ocorre em dias distintos nas regiões que o realizam. Contudo, é habitual que a congada ocorra nos meses de maio e outubro, considerados meses consagrados a Nossa Senhora.

Festas folclóricas

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma festa popular que está associada aos três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Melchior (ou Belchior), que visitaram Jesus Cristo assim que ele nasceu.

Guiados por uma estrela, eles conseguiram chegar ao local de nascimento de Jesus e o presentearam com ouro, incenso e mirra.

Por isso, a Folia de Reis ocorre entre os dias 24 de dezembro a 6 de janeiro, que é o Dia de Reis. Esta celebração está presente em várias partes do Brasil. Os estados onde ela mais se destaca, são:

  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Bahia
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • São Paulo

Festas folclóricas

Carnaval

O Carnaval é uma festa popular que se originou na Antiguidade, quando as pessoas organizavam festas aos deuses, em que eram permitidas alterações da ordem social.

O Brasil não é o único país a comemorar o Carnaval, já que várias cidades do mundo celebram essa festividade de forma bastante animada.

É uma festa fortemente marcada pelo catolicismo já que sua celebração antecede a Quaresma.

A palavra Carnaval significa “retirar a carne”, que se relaciona ao jejum que as pessoas deveriam praticar durante a Quaresma, uma forma que a Igreja Católica encontrou de controlar os prazeres mundanos.

Com isso, as festas carnavalescas terminam na quarta-feira de cinzas, dia em que se inicia a Quaresma.

De modo geral, o Carnaval é celebrado com desfiles de escolas de samba, trios elétricos, blocos e bailes.

Festas folclóricas

Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma tradicional dança do folclore brasileiro, muito presente nas Regiões Norte e Nordeste do país.

Ela reúne dança, teatro e música para narrar a lenda de um boi que foi morto por um escravo. Depois de um ritual comandado por um pajé, ele ressuscita.

Famoso em todas as regiões do país, o Bumba Meu Boi inserido na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Festas folclóricas

Festas Juninas

As Festas Juninas são festas populares da cultura tradicional do Brasil. Ocorrem no mês de junho e são a segunda maior festividade do ano, ficando atrás apenas do Carnaval.

A festa se iniciou com a vinda dos portugueses ao Brasil, no século XVII. O objetivo é celebrar os santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Por isso, a Festa Junina tem uma relação direta com a religião católica. Suas principais características são:

  • Quadrilha
  • Cultura popular rural
  • Brincadeiras
  • Comidas típicas

Quando chegou ao país, a festa se chamava Joanina, em homenagem a São João. Com o passar do tempo, ela passou a ser chamada de Festa Junina, por ocorrer no mês de junho.

Festas folclóricas

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.