O mito da Medusa na mitologia grega

De acordo com a mitologia grega, Medusa foi um monstro representado em um corpo de mulher.

Segundo a mitologia grega, Medusa foi um monstro que habitava em um corpo feminino. Filha de Fórcis e Ceto, ela possuía serpentes no lugar dos cabelos, asas de ouro e presas de bronze.

Mito da Medusa

Conta-se que certa vez, Medusa se deitou com o deus do mar, Poseidon, em um dos templos de Atena, deusa da sabedoria. Furiosa, Atena decidiu transformar Medusa e suas irmãs, Esteno e Euríale, em seres repugnantes, com enormes serpentes na cabeça e uma pele escamosa.

Medusa foi a mais castigada, pois, além da aparência assustadora, ela se transformou em um ser mortal. Além disso, Atena a amaldiçoou com o poder de transformar todos que a olhassem em uma estátua de pedra.

Ela e suas irmãs passaram a viver em uma caverna. De acordo com a lenda, próximo à morada das irmãs, existiam várias estátuas de animais e homens petrificados.

O feitiço de Atena fez com que elas se tornassem seres temidos por toda a Grécia. Um dia, o rei da Ilha de Sérifo, Polidecto, contratou Perseu para enfrentar Medusa. O rei temia que Perseu se tornasse uma ameaça ao seu reinado. Além disso, ele tinha a intenção de se casar com a mãe de Perseu. Por isso, mandou o rapaz para a missão de matar Medusa, acreditando que ela o venceria.

Perseu recebeu alguns presentes para cumprir sua missão. Atena lhe presenteou com um escudo de bronze e sandálias com poderes mágicos. Hermes lhe concedeu uma espada mágica e as ninfas lhe deram um capacete que o tornava invisível.

Ao chegar na caverna, Perseu se deparou com as irmãs dormindo. Entrou no recinto de costas, acompanhado pelo reflexo do escudo e utilizando o capacete que o tornava invisível.

Flutuou por cima de Euríale e Esteno com o auxílio das sandálias e chegou até Medusa. Sem olhar diretamente para o monstro, ele apenas mirou sua cabeça utilizando o reflexo gerado pelo escudo e a cortou.

O Mito de Medusa na Mitologia Grega

Partiu com a cabeça de Medusa em um saco. Como Perseu estava com o capacete que lhe deixava invisível, as irmãs não o seguiram.

Existem duas versões que narram sobre o retorno de Perseu. Uma diz que ele levou a cabeça de Medusa até o palácio do rei que, assim que olhou diretamente para ela, transformou-se em pedra. A segunda versão diz que Perseu presenteou Atena com a cabeça de Medusa, que a utilizou como proteção.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More