Período entre guerras

O período entre guerras é a fase que corresponde o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


O período entre guerras corresponde à fase que se inicia com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, e o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Os 21 anos que marcaram esse intervalo são vistos como uma pausa nas ações bélicas com eventos que representam um elo entre os dois conflitos.

Consequências da Primeira Guerra Mundial

O Tratado de Versalhes foi um acordo assinado logo após o fim da Primeira Guerra Mundial entre as potências europeias.

O Tratado determinou duras penas à Alemanha, país considerado o responsável pelo conflito. Derrotada, ela perdeu suas colônias da Ásia e África, assim como os territórios conquistados, por exemplo, a Alsácia-Lorena, e foram proibidos de fabricar armamentos.

Além disso, os alemães foram obrigados a reduzir seu exército e a pagar uma indenização pesada aos países Aliados, os vencedores da guerra.

Assim, a Alemanha entrou em uma profunda crise econômica, pois o alto valor da indenização, além dos gastos de 4 anos de guerra, abalaram seus cofres públicos.

No entanto, não foram somente os alemães que saíram abalados com o fim da Primeira Guerra. Os países europeus que se envolveram na contenda precisaram reconstruir seus territórios e sua economia.

Estados Unidos

Os Estados Unidos foram considerados os grandes vencedores do conflito e se comprometeram a emprestar dinheiro a essas nações.

Os anos de 1920 foram de entusiasmo econômico para os estadunidenses que viviam um período chamado de American Way of Life, que significa, estilo de vida americano.

Esta fase foi marcada pelo consumo em massa, pois alguns produtos se tornaram mais acessíveis ao bolso de parte da população americana.

A fase eufórica logo teve seu fim com o aprofundamento e evidenciação das desigualdades sociais. Metade da população estadunidense se encontrava abaixo da linha da pobreza.

O investimento na agricultura produziu mais do que a demanda exigia, fato que provocou o aumento dos estoques e a diminuição do valor dos alimentos.

Do mesmo modo, a produção industrial era superior ao que a população poderia consumir, o que resultou na redução da produção e, como consequência, demissões.

Em 1929 houve a queda da bolsa de valores de Nova York, momento em que as ações perderam drasticamente seu valor.

Em maior ou menor proporção, esta crise econômica atingiu todos os países capitalistas do mundo. Ela só foi resolvida em 1933 com o New Deal.

Países europeus

Os países europeus que se destacam no período entre guerras são a Alemanha e a Itália.

A Alemanha viveu a década de 1920 tentando se recuperar dos abalos da Primeira Guerra e do recuo econômico provocado pela Crise de 1929.

Foi neste contexto que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista), fundado em 1920, se fortaleceu.

Liderado por Adolf Hitler, o Partido defendia a superioridade alemã, além de atribuir a responsabilidade da crise econômica aos judeus.

Em 1933, Hitler chegou ao poder com o apoio da maioria dos alemães. Com um forte e convincente discurso, a população via nele a saída para a superação da crise moral e econômica vivida por eles desde a derrota em 1918.

A Itália, assim como a Alemanha, viveu um momento de ascensão de um regime totalitário neste período. O Partido Fascista chegou ao poder em 1922, com a nomeação de Benito Mussolini para o cargo de primeiro-ministro.

Tanto o nazismo como o fascismo, defendiam ideologias antiliberais e anticomunistas, assim como a construção de um Estado forte e autoritário.

Em 1936, Itália e Alemanha se unem em torno de uma aliança que combateria em conjunto na Segunda Guerra Mundial.

Foi neste ano que ocorreu a Guerra Civil Espanhola, quando o general espanhol Francisco Franco não aceitou a vitória da Frente Popular, composto por republicanos e socialistas.

Por ser simpatizante do fascismo, Franco recebeu apoio dos italianos e alemães para combater a Frente Popular e adotar um governo autoritário.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More