Plano de aula de História – Revolução Industrial – 8º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula de História sobre a Revolução Industrial que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!
A Revolução Industrial foi uma fase marcada por um grande desenvolvimento tecnológico iniciado na segunda metade do século 18.
A Inglaterra foi o local em que tal desenvolvimento encontrou solo fértil. No entanto, tal avanço se estendeu por uma parte considerável do hemisfério norte durante os séculos 19 e 20.
O modo de produção industrial possibilitou a fabricação de várias mercadorias que se tornaram mais acessíveis à população.
No entanto, o desenvolvimento das indústrias e o avanço tecnológico desencadearam profundas transformações, principalmente no meio ambiente, com explorações desenfreadas e no meio social, com o surgimento de cidades que não tinham condições mínimas de comportarem a quantidade de pessoas que migravam para esses locais.
É importante destacar que a Revolução Industrial foi fundamental para a consolidação do sistema capitalista.
Plano de aula – Revolução Industrial
TEMA: Revolução Industrial
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Compreender as fases da Revolução Industrial;
- Entender os avanços da Revolução Industrial;
- Promover a reflexão do estudante.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: computador, TV, notebook, projetor de vídeo;
- Folha branca;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO
Inicie a aula apresentando o tema à turma. Feito isso, explique que a Revolução Industrial se desenvolveu por meio de fases, por isso, existem a:
- Primeira Revolução Industrial (1760–1840)
- Segunda Revolução Industrial (1850–1945)
- Terceira Revolução Industrial (1945–)
Em seguida, diga que, no primeiro momento, você abordará a Primeira Revolução Industrial. Inicie reproduzindo a seguinte imagem:
Pergunte o que é o elemento presente na imagem. Em seguida, indague à turma para quê ele é usado.
Depois que todos se manifestarem, diga que o carvão foi um elemento essencial para o funcionamento das máquinas durante a Primeira Revolução Industrial. Saliente que, sem ele, o desenvolvimento industrial e, por consequência, o tecnológico, enfrentariam grandes barreiras.
Em seguida, fale sobre a importância de usar roupas, sobretudo, para as pessoas que moram em locais frios.
Saliente que, como a Inglaterra é um país de baixas temperaturas, as roupas eram – e continuam sendo – um elemento essencial para a qualidade de vida dos ingleses.
Por isso, o principal setor de produção era o têxtil. Diga que a fabricação de tecidos foi a responsável por garantir a introdução do sistema fabril e do crescimento das indústrias inglesas.
Explique o avanço das máquinas usadas para a fabricação de tecidos e como tal mercado foi essencial para garantir a soberania econômica da Inglaterra no mundo.
No segundo momento, será trabalhada a Segunda Revolução Industrial. Para isso, reproduza a seguinte imagem:
Em seguida, faça as seguintes perguntas:
- O que a imagem está reproduzindo?
- Vocês sabem qual é a importância das ferrovias e dos trens?
- Qual foi a causa para a criação deles?
- Vocês conseguem entender o motivo que faz com que os trens estejam presentes em vários países?
Depois de ouvir as respostas dos estudantes, fale sobre a importância do ferro para a construção das ferrovias.
Em seguida, explique que elas foram muito importantes para o desenvolvimento industrial devido a sua capacidade de percorrer longas distâncias rapidamente, transportando uma quantidade considerável de produtos.
Além disso, diga que essa fase é marcada pelo uso do petróleo em substituição ao carvão. O petróleo passou a ser a fonte de energia mais utilizada, pois dava vida ao motor à combustão.
Com máquinas mais avançadas e com a automatização do trabalho, a produção passou a ser em larga escala, diminuindo o valor dos produtos e aumentando o lucro sobre o mesmo.
Retorne à imagem da ferrovia e diga que, por isso, a criação das ferrovias e dos trens foram tão importantes, porque a partir de então, os produtos precisavam ser escoados mais rapidamente e tal meio de transporte era ideal para a realização desta atividade.
Não deixe de destacar a importância do taylorismo e do fordismo nesse contexto.
Para iniciar o terceiro momento, reproduza as seguintes matérias:
Após reproduzi-las, pergunte qual a semelhança entre elas. Promova uma reflexão sobre a criação dos robôs e o quanto eles causam impactos no mundo do trabalho e na precarização dos direitos dos trabalhadores.
Em seguida, diga que tais matérias retratam os avanços ocorridos durante a Terceira Revolução Industrial, que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial (1945–1950) e vigora até os dias atuais.
Saliente que esta fase é marcada pelo advento da informática, robótica, eletrônica, genética, além de se caracterizar pelo aperfeiçoamento de técnicas e máquinas antigas.
Em seguida, mostre a seguinte imagem:
Faça as seguintes perguntas:
- Quais são as redes sociais presentes na imagem?
- Está faltando alguma rede social que vocês usam diariamente?
- Qual é a importância das redes sociais?
Diga que as redes sociais são uma das principais marcas da globalização, que se caracteriza pela integração entre os países do mundo.
Saliente que a globalização é um dos principais processos que caracterizam a Terceira Revolução Industrial.
Elenque as principais consequências da Revolução Industrial. Não esqueça de problematizar a precarização das relações de trabalho, a degradação do meio ambiente, a expansão sem planejamento dos centros urbanos e a criação de necessidades de consumo na população.
ATIVIDADE:
Reproduza a seguinte charge e solicite que os estudantes a analisem, associando-a à Revolução Industrial:
Veja mais em:
- Plano de aula de História – Revolução Francesa – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Inconfidência Mineira – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil (1808) – 8º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.