Plano de aula – O patrimônio cultural do Brasil – 3º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre o patrimônio cultural do Brasil que elaboramos para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental!

Patrimônio cultural compreende tudo o que é produzido por uma sociedade e que, em razão da sua importância, deve ser preservado por representar a riqueza cultural do local em que ele se encontra.

Tudo o que é produzido por um povo, seja material ou imaterial, determina a sua cultura, por isso, são patrimônios culturais.

Assim, tanto os bens materiais, como obras de arte, arquitetura, objetos e culinária quanto os bens imateriais, como danças, costumes e tradições, são considerados patrimônios.

Já os patrimônios culturais oficiais são determinados pelo Estado. No entanto, é importante salientar que a comunidade possui o poder de eleger seus patrimônios, independente da postura do Estado em relação a eles.

A equipe do Escola Educação compreende a importância dos patrimônios culturais do Brasil e apoia a preservação dos mesmos.

Sendo assim, elaboramos um plano de aula intitulado O patrimônio cultural do Brasil, para a sua turma do 3° ano do ensino fundamental. Confira!

Plano de aula – O patrimônio cultural do Brasil

TEMA: O patrimônio cultural do Brasil

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada.

OBJETIVOS:

  • Mostrar o significado de patrimônio.
  • Diferenciar patrimônio cultural material e imaterial.
  • Evidenciar a importância de preservar os patrimônios culturais do Brasil.
  • Reconhecer e valorizar o patrimônio cultural local.
  • Desenvolver a memória e escrita.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: projetor de vídeo, notebook, TV, computador;
  • Folha branca;
  • Lápis de colorir e de escrever.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Inicie a primeira aula definindo o conceito de patrimônio. Feito isso, saliente que existem patrimônios materiais (que podemos tocar) e imateriais (que não podemos tocar).

Em seguida, selecione algumas imagens de patrimônios materiais e imateriais e deixe que os estudantes identifiquem se eles se encaixam na primeira definição ou na segunda.

Imagem 1

Plano de aula - O patrimônio cultural do Brasil - 3º ano do Ensino Fundamental
Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, Minas Gerais.

Imagem 2

Plano de aula - O patrimônio cultural do Brasil - 3º ano do Ensino Fundamental
Feijoada

Imagem 3

Plano de aula - O patrimônio cultural do Brasil - 3º ano do Ensino Fundamental
Chapada dos Veadeiros

Imagem 4

Plano de aula - O patrimônio cultural do Brasil - 3º ano do Ensino Fundamental
Carnaval

Imagem 5

Plano de aula - O patrimônio cultural do Brasil - 3º ano do Ensino Fundamental
Festa Junina

À medida que você reproduz as imagens, pergunte à turma os elementos que estão presentes nelas e se representam a cultura material ou imaterial. Por exemplo: “O que está presente nesta imagem? Pode-se tocar/degustar?”.

Após as respostas, explique que as imagens cujas representações podem ser tocadas ou degustadas representam os patrimônios culturais materiais.

Já as que não podem ser tocadas nem provadas, são patrimônios históricos imateriais. Caso surja dúvidas, explique que o Carnaval (imagem 4) e a Festa Junina (imagem 5) são festas que possuem uma importância enorme para a cultura do nosso país, por isso, elas ocorrem todos os anos.

No entanto, não podemos tocar/pegar essas festas, pois elas não são objetos, são celebrações. Podemos apenas curti-las.

Saliente que as festas juninas são regadas a muita bebida e comida, que podem ser consideradas patrimônios culturais materiais, pois nós as pegamos e ingerimos.

Feito isso, diga que todas as imagens que você reproduziu para a turma são patrimônios culturais do Brasil e possuem conteúdos que podem estar presentes em todo o mundo.

Você pode dizer, por exemplo, que em praticamente todos os países do mundo possuem igrejas católicas, como a da primeira imagem.

No entanto, o que diferencia a igreja da primeira imagem é o fato de ela ter sido planejada e construída por Aleijadinho, um arquiteto e escultor que foi muito importante para o nosso país. Por isso, a importância desta Igreja e de várias outras que carregam histórias parecidas.

Alguns países também consomem a feijoada (imagem 2), no entanto, ela é considerada um prato tipicamente brasileiro, devido às teorias de sua criação. Por isso, é considerada um patrimônio cultural do país.

Inúmeros países do mundo também possuem belas cachoeiras (imagem 3). Contudo, as que se localizam na Chapada dos Veadeiros possuem importância em razão de sua fama energética, além da sua biodiversidade que caracterizam um dos biomas presentes no Brasil, o cerrado.

Por fim, saliente que tanto o carnaval quanto a festa junina são celebrações de origem europeia, mas que a partir das incorporações culturais dos indígenas e africanos, ressignificaram-se e atualmente são consideradas festas tipicamente brasileiras.

Nesta aula, é importante que você exponha que o que faz um patrimônio cultural ter importância é o significado que ele possui para a comunidade/sociedade e não apenas a sua forma.

Por isso, destaque que todas as imagens escolhidas possuem uma história que é de fundamental importância.

Aula 2

Para a segunda aula, selecione imagens que reproduzem patrimônios culturais específicos da sua região, seja uma construção, festividade ou alimento.

Do mesmo modo, mostre as imagens e deixe que a turma defina se são patrimônios culturais materiais ou imateriais.

Por fim, solicite que os estudantes façam um desenho do patrimônio histórico com o qual eles mais se identificaram, acompanhado de um pequeno texto justificando a escolha do mesmo.

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