Datas comemorativas de abril

O mês de abril possui muitas datas comemorativas importantes assim como três feriados no ano de 2021. Confira as datas comemorativas de abril!


O quarto mês do ano tem início com uma data comemorativa conhecida como Dia da Mentira. Porém, há muitas datas importantes ao longo do mês de abril.

Uma data comemorativa pode ser para marcar um dia histórico ou conscientizar a população sobre um tema, entre outros motivos. Em abril, há datas comemorativas nacionais e internacionais.

Há também datas móveis, como a Sexta-feira Santa, calculada como a primeira sexta-feira após a primeira Lua cheia depois do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

Já o Sábado de Aleluia ocorre um dia antes da Páscoa, que por sua vez pode ser entre 22 de março e 25 de abril.

Para saber mais sobre as comemorações, confira as datas comemorativas de abril!

Datas comemorativas de abril

1º de abril

Dia da Mentira e Dia da Abolição da Escravidão dos Índios. No Brasil, o Dia da Mentira provavelmente nasceu no século 19, em Minas Gerais, quando um jornal sensacionalista de nome A Mentira publicou, no primeiro dia de abril de 1848, que o imperador Dom Pedro II havia morrido aos 23 anos. Contudo, D. Pedro II morreu em 1891, com 66 anos de idade.

A abolição da escravidão indígena, por sua vez, ocorreu em dois momentos: em 1755, com uma lei válida apenas para o Estado Grão-Pará e Maranhão, e em 1758, quando a lei foi estendida para todo o país.

2 de abril

Dia do Propagandista, Dia Internacional do Livro Infantil e Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído de acordo com a Resolução A/RES/62/139 de 2007 da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e luta pelos direitos de pessoas com autismo.

3 de abril

Dia do Atuário e Dia do Desporto Comunitário.

4 de abril

Dia Nacional do Parkinsoniano. O parkinsoniano é a pessoa com Síndrome de Parkinson, caracterizada pela hipertonia muscular, retardo, perda de movimentos e tremores involuntários.

5 de abril

Dia das Telecomunicações, Dia do Propagandista Farmacêutico e Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção.

6 de abril

Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Neste dia, a importância da atividade física para uma boa qualidade de vida é evidenciada.

7 de abril

Dia do Corretor, Dia do Jornalismo, Dia do Médico Legista e Dia Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e levanta o debate sobre a importância da saúde como garantia de qualidade de vida.

8 de abril

Dia da Natação, Dia do Correio e Dia Mundial do Combate ao Câncer. O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) com o objetivo de discutir os hábitos que podem prevenir o câncer ou agravamento deste.

9 de abril

Dia Nacional do Aço. Este dia surgiu em homenagem à criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 9 de abril de 1941, a partir do Decreto de lei nº 3.002, de 30 de janeiro de 1941, sancionado por Getúlio Vargas.

10 de abril

Dia da Engenharia.

11 de abril

Dia do Infectologista. Neste dia, são celebrados os profissionais na área de infectologia e suas contribuições para a sociedade.

12 de abril

Dia do Obstetra. O médico obstetra é o responsável por fazer que todo o processo de gravidez até o nascimento da criança seja o melhor e mais seguro possível, atendendo a todas as necessidades físicas e emocionais da paciente. A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher.

13 de abril

Dia do Hino Nacional, Dia do Office-Boy e Dia dos Jovens.

O Dia do Hino Nacional ocorre em homenagem à primeira execução do Hino Nacional Brasileiro em 1831.

14 de abril

Dia Pan-Americano. O dia foi criado em comemoração à Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, concluída em 14 de abril de 1890, criando a União Internacional das Repúblicas Americanas, a precursora da Organização dos Estados Americanos.

15 de abril

Dia da Conservação do Solo, Dia do Desarmamento Infantil e Dia Mundial do Desenhista.

16 de abril

O Dia da Voz nasceu no Brasil, em 1999, com abrangência internacional a partir de 2003 para cuidar da voz e promover a fonoaudiologia.

17 de abril

Dia do Lojista de CD e Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo.

O Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo é celebrado no mesmo dia, em 1966, em que 21 trabalhadores rurais sem terra foram mortos pela Polícia Militar em Eldorados do Carajás, no Pará.

18 de abril

Dia de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil. Monteiro Lobato é o maior representante da literatura infantil no Brasil e, por essa razão, comemora-se o Dia Nacional do Livro no seu aniversário.

A data foi criada pela Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

19 de abril

Dia do Exército Brasileiro e Dia do Índio. No Dia do Índio, comemora-se a importância cultural das comunidades indígenas brasileiras e conscientiza-se sobre as lutas enfrentadas atualmente por elas.

20 de abril

Dia do Diplomata e Dia do Disco.

21 de abril

Tiradentes, Dia da Latinidade, Dia do Metalúrgico, Dia do Policial Civil e Dia do Policial Militar.

O feriado de Tiradentes foi instituído pela Lei n.º 4.897, de 9 de dezembro de 1965, lei que declara Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, patrono da nação brasileira.

A data é uma homenagem ao Tiradentes e recorda o dia em que o mesmo foi executado, em 21 de abril de 1792.

22 de abril

Descobrimento do Brasil (1500), Dia da Comunidade Luso-brasileira e Dia do Planeta Terra.

O Dia do Descobrimento do Brasil recorda a chegada de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras, uma vez que na região já havia indígenas habitantes.

23 de abril 

Dia de São Jorge, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor e Dia Nacional da Educação de Surdos.

24 de abril

Dia do Agente de Viagem e Dia Internacional do Jovem Trabalhador.

25 de abril

Dia da Contabilidade. Desde que foi instituída, em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade, a data é comemorada em todo o Brasil.

26 de abril

Dia da 1ª Missa no Brasil e Dia do Goleiro.

27 de abril

Dia da Empregada Doméstica e Dia do Sacerdote.

O Dia da Empregada Doméstica homenageia Santa Zita, que morreu neste dia. Zita trabalhou como empregada doméstica para uma família desde seus 12 anos de idade, na cidade de Lucca, na Itália. Conhecida por ser muito generosa com os pobres, foi declarada Santa das Empregadas Domésticas pelo Papa Pio XII.

28 de abril

Dia da Sogra e Dia Internacional da Educação.

29 de abril

Dia Internacional da Dança.

A data foi criada pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1982 e faz uma homenagem a Jean-George Noverre, um grande mestre da dança.

30 de abril

Dia do Ferroviário e Dia Nacional da Mulher.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More